X Encontro Europeu de Voluntariado Missionário Dehoniano

Foram mais de 50 os participantes no 10º Encontro Internacional de Voluntariado Missionário Dehoniano, em Pádua (Itália), de 27-29 de Abril.  Proveniente de Itália, Espanha, Alemanha e Portugal, o grupo MY Mission pretende concretizar e traçar os desafios para os projectos de voluntariado a serem realizados este ano em Angola, Moçambique, Equador, Camarões e Albânia.

À semelhança dos encontros anteriores, vivemos e partilhámos momento de fé e oração, escutando testemunhos e inquietações, desenhando com voluntários de outros países o sonho de ter um mundo mais colorido para todos.

Dos 16 voluntários portugueses que estão a preparar-se para ir este ano em Missão, 8 participaram neste encontro, acompanhados pelo Padre David Mieiro.

Unidos pela diversidade, a primeira actividade, na sexta-feira, depois de um saboroso jantar, foi um campeonato de mímica a partir dos estereótipos que temos de cada país. Um agradável momento de quebra-gelo, cheio de criatividade e gargalhada. O sábado começou com a oração da manhã, na Igreja paroquial do Santíssimo Cruxifixo, com as Laudes em várias línguas. Logo depois, escutámos o testemunho de Ivan D’Urso, ex-recluso, falar do tema “Bem-vindo a ser bem-vindo”. Uma narração contada na primeira pessoa. Foi, pela sua partilha, uma bênção encontrar o Padre Marcelo, sacerdote dehoniano e capelão prisional, que o desafiou para um projeto de reestruturação pessoal e de inserção na sociedade.

Ainda na parte da manhã, reunimo-nos por grupos, segundo o destino da missão em que cada um irá participar, para se conhecer melhor o projecto e a dinâmica a ser desenvolvida. Assumindo o desafio missionário da Igreja e o apelo constante do Papa Francisco na opção preferencial pelos pobres, será no Equador, em Moçambique, nos Camarões, na Albânia e em Angola que tentaremos ser esse rosto de Cristo que se deu por todos.

A tarde de sábado foi de visita à cidade de Pádua, sobretudo, para visitar a Basílica de Santo António e de Santa Justina, onde se diz estar o corpo de S. Lucas Evangelista.

O domingo foi um dia muito importante no encontro. O Superior Provincial da Itália do Norte, P. Oliviero Cattani, presidiu à Missa com o rito de envio dos cerca de 50 voluntários deste ano. Nesta Eucaristia fez-se a entrega da Cruz dehoniana (desafio de evangelização), a vela e o saco de sal, símbolos daquilo a que são chamados todos os voluntários: a ser sal da terra e luz do mundo.

Encontro após encontro, sente-se maior envolvimento de Jovens e de pessoas de todas as idade para este desafio maior que o carisma dehoniano evoca:  ‘Levar Cristo ao coração do mundo e trazer o mundo ao Coração de Cristo’.

Em Portugal é a Associação de Leigos Voluntários Dehonianos (ALVD) que coordena a formação e os projectos do Voluntariado Missionário Dehoniano. E este ano estão conjuntamente nos projectos para Missão do Luau, em Angola, a Associação dos Antigos Alunos do Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, e o Grupo RUAH, da paróquia S. Romão de Carnaxide.

Padre David Mieiro, scj

 

 

[FAG id=10936]

plugins premium WordPress