XIV Assembleia de Párocos Dehonianos

Decorre de 4 a 6 de Fevereiro no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, a XIV Assembleia de Párocos Dehonianos. O tema escolhido para esta Assembleia procura sintonizar com os dinamismos da Igreja na celebração do Ano da Fé em contexto de Nova Evangelização: Vive, proclama e testemunha a fé em Cristo – Eu sei em quem pus a minha fé (2Tm 1,12). Ao longo destes dias, os 42 participantes nesta Assembleia irão a aprofundar a reflexão e a partilha sobre o trabalho que desenvolvem nas capelanias, reitorias e paróquias que animam.

A abertura do encontro contou com a presença de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, que pronunciou uma conferência sobre o Ano da Fé e a Nova Evangelização. Para o segundo dia de trabalhos está prevista uma conferência do Pe. Jacinto Farias sobre os Lugares da Fé numa sociedade secularizada e descristianizada. Na parte da tarde haverá dois painéis: um sobre o Símbolo dos Apóstolos, o Credo, o Catecismo da Igreja Católica e a abordagem a alguns documentos do Concílio Vaticano II, e outro sobre a paróquia como comunidade de fé, a catequese e os jovens. No último dia será abordado o tema A celebração a fé na Liturgia, numa conferência do Pe. Nélio Gouveia. 

A actividade paroquial é uma das dimensões da pastoral que caracteriza a presença Dehoniana em Portugal. A Congregação tem a seu cargo 28 paróquias, 3 reitorias e diversas capelanias nas dioceses do Funchal, Angra do Heroísmo, Algarve, Lisboa, Coimbra, Aveiro e Porto.

 
Zeferino Policarpo, scj
 
 

plugins premium WordPress