A Folha dos Valentes: 30 anos

A Folha dos Valentes
– os jovens gostam, toda a família lê

A revista A Folha dos Valentes nasceu há 30 anos. “30 anos a caminhar com os jovens” foi o lema escolhido para assinalar esta efeméride. É propriedade da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Fundada no decorrer do ano de 1976, A Folha dos Valentes era inicialmente constituída por uma simples folha A4 dobrada ao meio, e tinha um cariz de animação vocacional. Era dirigida a adolescentes e a jovens. A publicação passou por diversas fases de desenvolvimento até chegar à situação actual de uma revista mensal com 48 páginas impressas a cores. Todo este progresso gráfico e físico foi acompanhado por um mesmo empenho no desenvolvimento das temáticas e da qualidade dos artigos e na introdução de novas rubricas que correspondam às expectativas dos leitores.

Actualmente, a A Folha dos Valentes alargou o leque dos seus leitores. De uma revista exclusivamente para os jovens, passou a direccionar-se também para todos aqueles que têm responsabilidades a nível educacional: pais, professores, padres, animadores de grupos juvenis, catequistas, etc. Mais de 30 pessoas, na sua maioria jovens, colaboram na redacção dos artigos que versam as mais diversas áreas: actualidade, informação, arte, testemunhos de vida, entrevistas, psicologia, oração, formação cristã, missões, história da Igreja, Bíblia, ciência, psicologia, aconselhamento, saúde, etc.

A Folha dos Valentes funciona também como um elo de ligação entre os jovens inseridos no movimento da Juventude Dehoniana.

A revista socorre-se das novas tecnologias da comunicação para transmitir a sua mensagem. Um blogue na internet permite aos visitantes ler e comentar alguns dos artigos. O endereço é o seguinte: https://valentes.blogspot.com.

Ao celebrarmos estes 30 anos de A Folha dos Valentes queremos mostrar que valeu a pena o esforço de muitos para que a simples Folha crescesse e se transformasse num instrumento de evangelização e difusão dos valores cristãos junto da comunidade humana.

| Zeferino Policarpo, scj |