Adentrar-se na Bíblia

«O mito é o nada que é tudo», escreve Fernando Pessoa em Mensagem, convidando-nos a olhar para a nossa origem para além do mero acontecimento histórico.

Foi precisamente esta preocupação que reuniu, no dia 10 de julho, a comunidade cristã da paróquia de Santo André de Esgueira para participar numa conferência proferida pelo professor da Sagrada Escritura, Pe. Armindo dos Santos Vaz, OCD. A conferência, subordinada ao tema «Gn 2–3: Criação divina sem pecado humano», teve lugar na igreja matriz.

O professor apresentou a leitura atual da chamada «narrativa de Adão e Eva», recorrendo às ferramentas do método histórico-crítico, que, ao longo das últimas décadas, tem contribuído significativamente para aprofundar a compreensão do Antigo Testamento. Os participantes tiveram a oportunidade de «viajar» até ao Antigo Próximo Oriente, descobrindo a riqueza da sua cultura, marcada por mitos e epopeias, da qual os autores sagrados da Bíblia herdaram o seu engenho literário.

Outro aspeto sublinhado durante a conferência foi que o autor sagrado não entendia a transgressão de Adão e Eva como o pecado original, mas antes como a expressão da pretensão humana de se tornar como Deus, adquirindo o conhecimento do bem e do mal. A punição infligida por Deus tem, assim, a finalidade de explicar a origem dos sofrimentos e das limitações que acompanham a condição humana.

O encontro realizou-se no âmbito da formação permanente dos leitores da paróquia e assinalou o encerramento deste ano pastoral. Contudo, na conferência participaram também vários catequistas da comunidade e outros paroquianos, o que demonstra, mais uma vez, a grande importância desta passagem bíblica na vida da Igreja.

A conversa sobre estes primeiros livros da Sagrada Escritura trouxe à luz muitas dúvidas, mas também inspirou os participantes a refletir sobre a nossa origem, através da contemplação da criação, pois é exatamente esse o objetivo do autor sagrado.

Serhii Barnych, noviço dehoniano