12 de Agosto em Aveiro

Como é de tradição, boa parte da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Dehonianos, reuniu em Aveiro, no dia 12 de Agosto, aniversário da morte do Fundador, Venerável Pe. Leão Dehon. Pelas 10.30 horas, teve início a sessão solene em que os noviços apresentaram as «Notes sur l´histoire de ma vie», ou seja, as Memórias do Pe. Dehon. A obra está dividida em oito volumes, seis dos quais, já traduzidos para português pelo Pe. Ângelo Caminati, devidamente informatizados pelos noviços ao longo dos anos e revistos pelo Pe. António Correia. Os seis volumes foram agora editados em CD pelo Noviciado de Aveiro. No mesmo CD foi acrescentada a biografia do Fundador «Leão Dehon e a sua mensagem», escrita pelo Pe. Giuseppe Manzoni, e traduzida para português pelo Pe. António Correia, bem como a Lectio divina, para os tempos de Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e semanas do tempo comum, anos pares, preparada pelo Pe. Fernando Fonseca. O referido CD foi posto à disposição das comunidades e dos confrades.
Pelas 12.00 horas, deu-se início à celebração da Eucaristia, presidida por D. Manuel Neto Quintas, SCJ, Bispo do Algarve, ladeado pelo Superior Provincial, Pe. Manuel Barbosa, e pelo Superior do Noviciado, Pe. José de Andrade Braga.
Depois do almoço de confraternização, fez-se a também tradicional romagem ao cemitério de Esgueira. Junto ao jazigo da Congregação, começou-se por evocar o Pe. João Luís Teixeira Gaspar, recentemente falecido, rezando-se depois por ele, pelos confrades ali sepultados e por todos os falecidos da Província.
A tarde prosseguiu com um jogo de futebol e convívio informal, terminado com a celebração da hora de Vésperas.
A Comunidade do Noviciado congratula-se com o elevado número de confrades que estiveram presentes.

| Fernando Fonseca, scj |