25º aniversário de Ordenação Presbiteral

No passado dia 27 de Dezembro, festa de São João evangelista recordamos os 25 anos de ordenação presbiteral do Pe. Feliciano Garcês e do Pe. Álvaro Gaspar Rodrigues, ambos sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos.

O Pe. Feliciano neste momento está na comunidade do Centro Dehoniano, ao serviço da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista, Porto; por sua vez, o Pe. Álvaro vive na comunidade do Centro de Espiritualidade Betânia, Duas Igrejas, Paredes, e está ao serviço das paróquias de Besteiros e Sobrosa, da vigararia de Paredes, há aproximadamente dois anos.

Estas duas paróquias, Sobrosa e Besteiros, uniram-se e, no dia 28 de Dezembro, celebraram os 25 anos de sacerdócio do Pe. Álvaro com uma Missa de ação de graças seguida de um caloroso convívio. Foi um encontro feliz entre o Pe. Álvaro, os seus colegas no sacerdócio e os seus irmãos dehonianos. Foi também um encontro vibrante com as duas comunidades cristãs que encheram a Igreja de Besteiros, onde os vários grupos se fizeram representar com os seus dinamismos e com a sua alegria.

O Pe. Álvaro testemunhou de maneira particular a sua alegria em ser sacerdote e deu graças a Deus pelo seu percurso como missionário em Madagáscar durante 23 anos. Sublinhou ainda que se sente grato como pároco nestas duas paróquias que rapidamente o fizeram sentir-se em casa e que deseja lembrar a todos que Jesus é a meta e o caminho, e que é na cruz que sempre o devemos completar: “hão-de olhar para Aquele que trespassaram” (Jo 19, 37).

O Pe. Álvaro tem caracterizado a sua missão nestes últimos anos por uma permanente inquietação espiritual, pela proximidade aos doentes e enlutados, e por uma presença cada vez mais ativa nos vários grupos e movimentos paroquiais. Que o Espírito de Jesus Cristo possa continuar a encontrar brechas para entrar e fazer crescer e florir o Reino de Deus na sua comunidade religiosa, e nas paróquias de Sobrosa e Besteiros.

Depois de ter celebrado uma eucaristia ação de graças pelos 25 anos da sua ordenação presbiteral no dia 27 de Dezembro na Igreja paroquial da Boavista, o Pe. Feliciano Garcês celebrará também uma eucaristia evocativa do jubileu da sua ordenação no próximo domingo, dia 08 de Janeiro, às 12h, na Igreja paroquial de Bitarães, a sua paróquia de origem.

Pe. Armando Batista, scj

plugins premium WordPress