27 DE DEZEMBRO – S. JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA

Do Evangelho segundo São João (Jo 20, 2-8)

No primeiro dia da semana,

Maria Madalena foi ter com Simão Pedro

e com o discípulo predileto de Jesus

e disse-lhes:

“Levaram o Senhor do sepulcro

e não sabemos onde O puseram”.

Pedro partiu com o outro discípulo

e foram ambos ao sepulcro.

Corriam os dois juntos,

mas o outro discípulo antecipou-se,

correndo mais depressa do que Pedro,

e chegou primeiro ao sepulcro.

Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.

Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira.

Entrou no sepulcro

e viu as ligaduras no chão

e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus,

não com as ligaduras, mas enrolado à parte.

Entrou também o outro discípulo

que chegara primeiro ao sepulcro:

viu e acreditou.

O outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro”. João, o discípulo amado de Jesus, tem uma clara proeminência no IV Evangelho. A corrida ao sepulcro, em que chega primeiro que Pedro, sugere tal proeminência. Outros episódios, onde o evangelista supera o Príncipe dos Apóstolos, provam a sua autoridade na Igreja primitiva. A de Pedro era indiscutível. Ao verificar o estado das coisas no sepulcro, João concluiu que não resultara de intervenção de um qualquer intruso, mas era consequência de algo bem diferente. E acreditou! “Viu e acreditou!”, como informa ele mesmo.

João ainda não tinha encontrado pessoalmente o Senhor, mas aqueles indícios observados no sepulcro vazio, levam-no a acreditar na Ressurreição. Assim, o apóstolo torna-se referência e exemplo para aqueles que, tendo escutado o Evangelho, não fizeram uma experiência imediata do Ressuscitado, mas chegaram à fé. No Antigo Testamento havia passagens que apontavam para a ressurreição do Messias. Mas a Igreja, para entender profundamente essas passagens, e chegar à fé na ressurreição do Senhor, teve de fazer caminho.

Glória a Deus nas alturas”. Glória a Ti, Senhor Jesus Cristo, enviado ao mundo para evangelizar os pobres e a todos reconciliar. Faz-nos tuas testemunhas até aos confins da terra.

Pensamento do Padre Dehon

S. João teve todos laços mais íntimos com Jesus: era seu familiar, seu discípulo, seu amigo, seu herdeiro. Tiago e João eram filhos de Salomé, parente de Maria. Chamavam-nos irmãos de Jesus; era costume chamar irmãos aos parentes próximos. João deve ter conhecido Jesus em menino. (ASC 592).

plugins premium WordPress