2º dia – Encontro de Superiores Maiores SCJ em Roma

Partilha de bens, para maior bem de todos

Este segundo dia de trabalhos foi especialmente consagrado à apresentação de diversos setores da vida e atividade da Congregação. Pela mesa passaram todos os Conselheiros Gerais, para falar do respetivo setor que acompanham mais de perto (formação/espiritualidade; missão/evangelização), bem como os responsáveis por alguns departamentos que fazem parte da Administração Geral (Centro de Estudos Dehonianos e comunicação).

Os trabalhos foram ora em assembleia geral, ora em grupos continentais. Procurámos fazer o levantamento daquilo que somos e fazemos nos diversos setores. Mas quisemos sobretudo procurar juntos novos caminhos para estes novos tempos em que vamos vivendo, procurando que a globalização e a universalidade da Congregação sejam oportunidade para uma maior partilha e rentabilização dos recursos materiais e humanos que temos à disposição. Reconhecemos a importância de aproveitar da melhor forma as potencialidades que os novos meios e as novas formas de comunicação nos proporcionam.

De partilha também se falou, e muito, quando a Comissão Económica Geral tomou lugar na mesa. Curiosamente, pouco se falou de números. Foram recordadas as grandes linhas orientadoras da Congregação em matéria de economia e de finanças, que partem dos princípios fundamentais da solidariedade e da partilha. Mas uma solidariedade e uma partilha que não se reduzem aos bens materiais e que nem sequer fazem destes o principal objetivo; o mais importante é mesmo a partilha e a colaboração que passam pela disponibilidade de confrades que estejam dispostos a ajudar as Entidades onde as forças já faltam ou estão demasiado enfraquecidas.

A distância não nos impediu de acompanhar com a nossa oração e a nossa amizade fraterna a celebração que decorreu em Alfragide, com a celebração de mais um aniversário do Seminário Nossa Senhora de Fátima, a instituição nos Ministérios dos confrades António Silva e Andrés Rafael, e o aniversário natalício deste último. O Monsenhor Saturino Gomes também celebrava o seu aniversário e, apesar de estar ausente, esteve presente no pensamento e na oração. Damos graças a Deus por estes dons que Ele continua a conceder-nos.

José Agostinho Sousa

[FAG id=8672]

plugins premium WordPress