3 DE JANEIRO – Antes da Epifania

Do Evangelho segundo São João (Jo 1, 29-34)

No dia seguinte ao seu primeiro testemunho,
João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro,
e exclamou:
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
É d’Ele que eu dizia:
‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente,
porque era antes de mim’.
Eu não O conhecia,
mas foi para Ele Se manifestar a Israel
que eu vim batizar na água”.
João deu este testemunho, dizendo:
“Eu vi o Espírito Santo descer do céu como uma pomba
e permanecer sobre Ele.
Eu não O conhecia,
mas quem me enviou a batizar na água é que me disse:
‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer
é que batiza no Espírito Santo’.
Ora eu vi e dou testemunho
de que Ele é o Filho de Deus”.

Eis o Cordeiro de Deus”. João Baptista dá o seu testemunho sobre Jesus, num contexto de revelação messiânica: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. É o homem de Deus que reconhece, por primeiro, a identidade de Jesus: “” Jesus. O símbolo do cordeiro lembra vários textos: o cordeiro pascal, o Servo Sofredor. Jesus é o Cordeiro-Servo obediente ao Pai. Pela sua Paixão, Morte e Ressurreição tira o pecado do mundo e dá-lhe a vida. O próprio Baptista vê o Espírito descer sobre o Messias.

O Espírito, que desce em forma de pomba, anuncia o novo Israel de Deus, que começa com Jesus e é o fruto maduro da vinda do Espírito. Chegou a época da purificação e do verdadeiro conhecimento de Deus, por meio do Espírito. O Espírito desce sobre Jesus, permanecendo n´Ele e transformando-O no novo templo, fonte perene do Espírito no meio dos homens. No batismo de Jesus, João reconhece-o como Messias, Filho de Deus, aquele que batizará no Espírito para nos encher do dom de salvação.

Ó Jesus, Filho de Deus vivo, imagem do Pai, esplendor da luz eterna, Filho da Virgem Maria, ilumina este dia com a luz da tua Encarnação.

Pensamento do Padre Dehon

S. João conhece a missão do seu amigo e parente, e proclama a sua missão: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”. (ASC 689).

plugins premium WordPress