4 jovens Dehonianos fizeram a Profissão Perpétua

No passado sábado, dia 17 de Setembro, quatro jovens religiosos da comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, fizeram, numa celebração eucarística na capela do mesmo seminário, a sua Profissão Perpétua tornando, assim, a sua entrega a Deus total e para toda a vida.

A cerimónia foi presidida pelo Superior Geral da Congregação, o Padre José Ornelas Carvalho, que se encontra entre nós em contexto de Visita Canónica a toda a ProvínciaPortuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Concelebraram nesta Eucaristia um grupo significativo de confrades vindos de várias comunidades da Província, entre eles o Superior Provincial Padre Zeferino Policarpo e o Conselheiro Geral Padre Cláudio dalla Zuanna. Marcaram também presença os familiares dos neo-professos, assim como toda a comunidade religiosa do Seminário de Alfragide. De destacar ainda a participação dos três noviços (Aveiro), dos três pré-postulantes (Centro Dehoniano) e dos sete seminaristas que se encontram no 12º ano (Porto e Coimbra).

Foi um momento de alegria para toda a Congregação, para a Província e, de maneira especial, para a comunidade do seminário, da qual fazem parte estes jovens que ao longo dos anos têm sido estímulo e exemplo para os mais novos, no que toca quer à sua entrega sempre generosa e fraterna às tarefas do quotidiano, quer à sua prática espiritual.

Logo após a festa da Eucaristia, teve lugar outro momento de festa mais informal, num clima de sadia alegria e fraterno convívio entre todos. Em volta da mesa, onde se fez memória deste acontecimento, a comunidade ofereceu do que tinha a todos aqueles que com ela quiseram partilhar da sua alegria, associando-se a este acontecimento tão bonito e significativo que é o culminar natural de uma caminhada, por vezes árdua e exigente.

Neste ano que se inicia, ficarão no Seminário de Alfragide o David Mieiro, o Albino Eduardo e o Flávio Guido – que irão continuar os seus estudos teológicos (5º ano) na Universidade Católica, enquanto o confrade Gil da Silva irá fazer parte da comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, em Rio Tinto, no Porto.

Muitos parabéns aos quatro jovens que fizeram a sua Profissão Perpétua e a todos os confrades da Congregação que vêem no gesto destes jovens a promessa de que se «a obra for verdadeiramente de Deus irá continuar para a frente», pois Deus pelo seu Espírito continuará a suscitar muitas e boas vocações para continuar no mundo o seu trabalho apostólico, a exemplo do Padre João Leão Dehon.

 

Nuno Pacheco, scj

plugins premium WordPress