500 alunos da APEL abraçam a Sé do Funchal

Para assinalar os 500 anos da Diocese do Funchal, a Escola da APEL foi em peregrinação até à Catedral, na sexta-feira, dia 14 de Março.

A Diocese do Funchal faz parte da história da Escola da APEL, como sua co-fundadora e associada.

A Escola da APEL quer fazer também parte da história da Diocese do Funchal, como Escola Católica e como agente da Pastoral do Ensino e da Educação Cristã.

Esta iniciativa quis realçar um duplo abraço. Em primeiro lugar a Diocese que abraça os estudantes da APEL acolhendo-os a todos na Sé. Depois os próprios alunos em cordão humano irão, no adro, abraçar a Sé…

A coordenação destas atividades esteve a cargo dos professores de Educação Moral Religiosa Católica que nesta escola abrange todos os alunos.

Programa detalhado:

– Às 09h30 saída de todas as turmas e seus professores e caminhada a pé desde a Escola até à porta da Sé.

– Às 10h00 entrada na Sé ao som do Hino dos 500 anos, executado ao órgão de tubos pelo seu compositor e antigo aluno Pe. Ignácio Rodrigues.

Acolhimento e mensagem do Director Geral da Escola.

Reflexão sobre os 500 anos pelo Cónego Vítor Gomes, Pároco da Sé e antigo aluno.

Momento de ação de graças.

– Às 10h30 saída para o adro e abraço humano à Sé. Cada participante assinou o seu nome na fita que envolveu o edifício.  Depois realizaram –se actividades variadas pelas turmas no adro, pintura, poesia, música, mensagens e outras partilhas…

– A partir das 11h00 regresso à Escola.

 

David Vieira, scj

plugins premium WordPress