Foi no passado domingo à tarde que, no Seminário Missionário Padre Dehon, se celebraram os cinquenta anos da sua inauguração e, ao mesmo tempo, as Bodas de Ouro Sacerdotais dos padres Agostinho Basílio Mendes e José de Andrade Braga.

Às dezassete horas, iniciou-se a eucaristia presidida pelo Superior Provincial, padre João Nélio Simões Pereira, e concelebrada pelos sacerdotes da comunidade, por outros padres da congregação e ainda os párocos de Rio Tinto, São Pedro da Cova e São Cosme (Gondomar). Nesta celebração, estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, o Presidente da União de Freguesias de São Pedro da Cova e Fânzeres, o Presidente da União de Freguesias de São Cosme, Valbom e Jovim e ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo (Paredes). A eucaristia contou também com a participação de muitos dos vizinhos do seminário, dos membros da Associação dos Antigos Alunos, para além de amigos e convidados. No final da missa, foi descerrada uma placa comemorativa do quinquagésimo aniversário da inauguração do seminário.

Logo a seguir à celebração e cumprindo as normas da DGS, houve um pequeno lanche ao ar livre, durante o qual se fez a apresentação do livro sobre a história desta casa, que contém várias fotografias e memórias de quem esteve presente no tempo da sua fundação. Este livro inclui ainda os testemunhos de quem esteve ligado a este seminário, desde religiosos, antigos seminaristas e leigos, que deixaram a sua mensagem de como este lugar foi importante nas suas vidas. Este livro foi a forma encontrada pela comunidade do seminário para comemorar esta data tão especial, contribuindo assim para que as memórias ligadas a esta casa de acolhimento vocacional não se perdessem, mas ficassem para a prosperidade.

A seguir a esta apresentação e para concluir este dia de festividade, cantou-se os parabéns ao seminário pelos seus cinquenta anos de história.

Francisco Pereira, seminarista do SMPD