Print Friendly, PDF & Email

A 17 de Outubro de 1947, na memória de Santa Margarida Maria, tinha início a abertura oficial do Colégio Missionário. Numa celebração solene mas simples, o bispo de então, D. António, presidiu à abertura da casa e à respectiva bênção da improvisada capela. Uma cerimónia marcada pela simplicidade e pobreza, semente lançada por Deus que a sua Providência fez crescer.
Sessenta anos depois, a 17 de Outubro de 2007, celebrámos em acção de graças o início desta obra da Providência divina, reunindo no Colégio Missionário os confrades SCJ juntamente com os seminaristas.
No final de mais um dia, lá estávamos para celebrar a Eucaristia solene, presidida pelo Pe. Manuel Martins, memória viva desse dia há 60 anos atrás, animada no canto pelos seminaristas e com a presença de algumas pessoas amigas e benfeitores. Momento para louvar o Senhor pelas maravilhas que realiza na nossa história, para recordar a chegada daqueles primeiros seminaristas que chegavam sem que os nosso fundadores o esperassem.
Seguiu-se o jantar festivo, onde cantámos os parabéns ao Colégio Missionário. Um gesto significativo foi o apagar das velas, com a ajuda do Pe. Manuel Martins e Pe. Fernando Ribeiro, que faziam parte do primeiro grupo de seminaristas, e a representação das novas gerações (o seminarista mais velho e o mais novo).
Assim se viveu aqui na Madeira mais um aniversário do Colégio Missionário, na alegria e no louvor.

| Juan Noite, scj |