Print Friendly, PDF & Email

O Papa Francisco quer envolver na preparação do Sínodo dos Bispos os Santuários, Igrejas e Paróquias que são dedicados à Sagrada Família, portanto, Nazaré na Terra Santa, Loreto em Itália e a Sagrada Família em Barcelona.

A 29 de Dezembro de 2013, durante a oração do Angelus, Francisco mobilizou de modo especial os fiéis da Basílica da Anunciação em Nazaré (Israel), da Basílica da Sagrada Família em Barcelona (Espanha) e do Santuário da Santa Casa de Loreto (Itália).

Deste modo a Igreja Italiana do Loreto, em Lisboa, associada ao Santuário da Santa Casa do Loreto em Itália, une-se em oração para o bom êxito do Sínodo dos Bispos. A Comunidade Dehoniana, responsável pela Igreja do Loreto, está a promover junto dos fiéis esta oração pela família e pelo bom êxito do Sínodo.

A Penitenciaria Apostólica concedeu a Indulgência Plenária a todos os que, nestes meses, se reunirem nestes lugares de culto e recitarem a oração à Sagrada Família, composta pelo Papa Francisco.

Para lucrar a Indulgência Plenária, que pode ser aplicada aos defuntos, é preciso: confessar-se, comungar e rezar pelas intenções do Santo Padre.

Os idosos ou doentes que não podem sair de casa, podem lucrar a indulgência Plenária nos sábados e dias dedicados à Virgem Maria, rezando a oração à Sagrada Família diante de uma imagem ou estampa de Nossa Senhora do Loreto.

Manuel Chícharo, scj

 

Oração à Sagrada Família
 
Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.
 
Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.
 
Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias,
experiência de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.
 
Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projecto de Deus.
 
Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.

 

Amén.