Print Friendly, PDF & Email

Na tarde de domingo, 30 de Setembro, a comunidade paroquial de Eixo reuniu na igreja matriz, sob a presidência do bispo da diocese, D. António Francisco dos Santos para celebrar a Eucaristia e para a tomada de posse do novo pároco, Pe. José de Andrade Braga. A igreja estava cheia de fiéis, destacando-se os vários organismos paroquiais, desde o Conselho Económico e Pastoral, passando pelos Catequistas, até as Irmandades. Os autarcas da freguesia também estiveram presentes, bem como a Confraria de Santo Isidoro, e outras instituições sócio-culturais da vila.
No momento próprio, Monsenhor João Gaspar, ilustre filho da terra, e Vigário Geral da Diocese, a pedido e com mandato do Bispo, presidiu à passagem de testemunho do Pe. António Tomás Correia para o Pe. José de Andrade Braga. Os Padres Sérgio Filipi e Fernando Fonseca foram confirmados como Vigários Paroquiais.
O Superior Provincial fez-se representar pelo Pe. José Agostinho Figueiredo, Vice-Provincial. De notar também a presença do Arcipreste de Aveiro, Pe. Luís Barbosa.
Terminada a celebração, foi serviço um lanche aos convidados na residência paroquial.
A paróquia de Eixo foi confiada à comunidade da Noviciado há cerca de 15 anos, quando era superior o saudoso Pe. Constantino de Sousa Mota. Desde então, tornou-se o modo habitual e permanente como colaboramos e nos integramos na diocese, bem como um campo de prática pastoral para os noviços.

| Fernando Fonseca, scj |