A sustentabilidade ao alcance de todos

Na passada quinta-feira, no Seminário Missionário Padre Dehon, houve uma sessão sobre ecologia e sustentabilidade, intitulada precisamente “a sustentabilidade ao alcance de todos”. Este encontro foi orientado pela engenheira do ambiente Sara Rodrigues, que participou recentemente na COP26.

Na introdução ao tema, a Eng. Sara Rodrigues começou por falar da Agenda 2030 da ONU, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pretende salvaguardar o mundo para as gerações futuras.

Com base nestes objetivos, a orientadora do encontro iniciou uma atividade prática, na qual dividiu o auditório em 4 grupos de 5 ou 6 pessoas, pedindo-lhes para escolherem um problema social no local onde vivem. Depois o grupo tinha de elaborar um projeto que apresentasse as soluções para resolver o problema seleccionado e, ao mesmo tempo, identificar um ou mais dos ODS que se estava a cumprir com a realização do projeto. No final, cada grupo apresentou o seu projeto: “Desperdícios de Água”, com a intenção de racionalizar a utilização da água; “Tornar-se Próximo” e “Pantufas ao Caminho”, com várias ideias para o fim do isolamento dos idosos; e, por último, “Salta Fora”, com o objetivo de combater o isolamento provocado pela pandemia.

No final do encontro, foram ainda esclarecidas algumas dúvidas em torno aos diferentes problemas ecológicos, bem como foram apresentadas algumas curiosidades sobre a COP26.

Francisco Pereira, Seminarista do SMPD

 

plugins premium WordPress