DEUS ENVIOU O SEU FILHO AO MUNDO (Jo 1, 16)
Cântico de Exposição do Santíssimo Sacramento
Introdução
Os cristãos são os discípulos de Cristo, aqueles que escutam a sua palavra e, por ela, vão até ao Pai. O nosso Deus é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que por Ele e n’Ele Se nos manifesta, Se nos dá e nos chama à comunhão consigo. Deus é amor, e a vinda de seu Filho a este mundo é disso o maior testemunho. Assim Jesus o explicou a Nicodemos. Diante da Eucaristia, peçamos ao Senhor que o explique também a nós, para que o possamos compreender e corresponder ao seu amor.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3, 16-18)
Naquele tempo,
disse Jesus a Nicodemos:
«Deus amou tanto o mundo
que entregou o seu Filho Unigénito,
para que todo o homem que acredita n’Ele
não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por Ele.
Quem acredita n’Ele não é condenado,
mas quem não acredita n’Ele já está condenado,
porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus».
Palavra da salvação.
Responsório
V) A vida que agora vivo na carne, vivo-a animado pela fé no Filho de Deus.
R) A vida que agora vivo na carne, vivo-a animado pela fé no Filho de Deus.
V) Que me amou e Se entregou por mim.
R) A vida que agora vivo na carne, vivo-a animado pela fé no Filho de Deus.
V) Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R) A vida que agora vivo na carne, vivo-a animado pela fé no Filho de Deus.
Dos Escritos espirituais do Venerável Padre Leão Dehon
Ninguém melhor do que S. João explicou a fonte da caridade. Uma parte da sua primeira epístola é sobre esse tema: O amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito… como vítima de expiação pelos nossos pecados. Se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros. (cf. 1 Jo 4, 8-11). Deus poderia dizer-nos: Eu amo todos os homens até ao ponto de dar o meu Filho por eles e vós não os amais? Então não sois meus filhos, não tendes o meu espírito. Se alguém diz que ama a Deus e não ama o seu irmão, mente. Não ama verdadeiramente a Deus, quem não ama o seu próximo. Deus deu-nos um mandamento. Se O amamos, quer que amemos também o nosso próximo… e como é que havemos de amar o nosso próximo? Não somente em palavras, mas em obras e em verdade. (ASC 199).
Reflexão
Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho… Estas palavras explicam a razão última da incarnação, da cruz, da salvação. Desde a eternidade Deus não faz outra coisa senão considerar-nos, considerar cada homem e cada mulher mais importantes que Ele próprio. Por isso, ao dar-nos o que tem de mais caro, o seu Único Filho, se dá totalmente a nós. Nós, criados à imagem e semelhança de Deus, precisamos de muito amor para viver bem, amor recebido, amor dado. No Evangelho, amar significa dar: não maior amor do que dar a vida pelos amigos. Amar implica dom, dedicação, trabalho em favor dos que amamos.
Deus amou tanto o mundo… Deus amou os seres humanos, mas amou também a natureza, a terra, as plantas, os animais, o universo. Para nós, amar também significa cuidar, cultivar, respeitar, trabalhar para que a vida floresça em todas as suas formas, beneficie o homoem e narre a glória de Deus.
Diante de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, diante de Deus comunhão, família, amor, sentimo-nos abraçados, seguros, capazes de abraçar e dar segurança, capazes de fazer família, de criar comunhão, e de renovar a face da terra.
Oração
Irmãos e irmãs:
Oremos a Deus Pai todo-poderoso, por mediação de seu Filho, Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo, dizendo cheios de confiança:
R. Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.
Pela santa Igreja, povo convocado e reunido por Deus Pai, por meio de Cristo, na comunhão de um só Espírito, para que seja na terra o sinal vivo do amor de Deus, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Pelos responsáveis no governo das nações, para que atendam sobretudo os mais humildes e trabalhem pela paz e pela justiça, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Pelo mundo, por quem o Pai entregou o seu Filho, para que todo o homem que n’Ele acredita não pereça, mas tenha a vida eterna, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Pelos que sofrem ou desesperam, para que encontrem junto de si quem os anime e lhes transmita a paz que vem de Deus, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Pela nossa comunidade, para que Deus, clemente e compassivo, a torne atenta e fraterna para com os mais pobres, oremos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Pai nosso…
Deus Pai, clemente e compassivo, lento para a ira e rico de misericórdia, que, por vosso Filho, nos enviastes o Espírito Santo, ouvi as orações do vosso povo e dai-lhe a alegria de ser atendido em seus desejos. Por Cristo Senhor nosso.
Longo silêncio em adoração