Alfragide: aniversários e festas

▬ O fim-de-semana de 13 a 15 de Março ficou marcado por diversas festas e celebrações. O aniversário natalício do Padre Dehon foi o maior destaque, naturalmente, mas outros motivos houve para fazer festa.
Já é costume darmos particular importância à comemoração do nascimento do nosso Fundador. Como em anos anteriores, também este ano fizemos preceder a celebração de um Tríduo de preparação, em que tiveram papel de relevo os nossos finalistas. No momento de adoração do dia 11 foi o Ismael quem fez a reflexão, cabendo ao António Pedro igual tarefa na Vigília de oração do dia 12, reflexões que muito agradaram a quantos as ouviram. No dia 13 celebrámos a Via-Sacra, utilizando textos do Padre Dehon. No dia 14 juntaram-se as comunidades da zona de Lisboa para a celebração da Eucaristia, às 12h, presidida pelo Superior Provincial, tendo o António Pedro sido instituído no Ministério dos Acólitos. Foi um momento de especial comunhão fraterna, que se prolongou no almoço festivo, onde cantámos os parabéns ao António Pedro, ao Padre Adérito, que também celebrava o seu aniversário natalício, e ao Padre Dehon, naturalmente. Contámos com a presença de alguns familiares e amigos, de que se destacaram os pais do António Pedro.
Aniversários não faltaram por estes dias. No dia 13, o Padre José Manuel celebrou o seu, atingindo a bela idade de meio século. Foi recordado a preceito, apesar do azar de o próprio ter sido apanhado na coincidência de nessa manhã ter andado em exames médicos, o mesmo sucedendo com o Padre Armando, que nesse dia regressou do hospital, houve fora submetido a intervenção cirúrgica. Mesmo coxos e cambados, lá fomos celebrando.
Não se ficaram por aqui os aniversários na comunidade. No Domingo, dia 15, foi a vez de o Ismael soprar as velas. Foi num almoço festivo, em que já marcaram presença alguns dos convidados para a 5ª Tarde Dehoniana. Esta, sob o tema “Paixão pelo Reino”, juntou muita gente, sobretudo pessoas ligadas à Família Dehoniana. A sessão realizada no nosso auditório constou duma Mesa Redonda, moderada pelo Doutor Eduardo Franco, com a participação dos conferencistas Dr. Guilherme d’ Oliveira Martins, Padre Hermínio Rico (SJ), e Dr. Octávio Carmo. Foram comunicações muito ricas, a que seguiu proveitoso diálogo. A esta sessão sucedeu a celebração da Eucaristia, novamente sob a presidência do Superior Provincial. E a tarde terminou, como convém nestas coisas, com um muito agradável lanche/jantar convívio, que decorreu no pórtico interno do Seminário. Foi oportunidade para alegre cavaqueira e troca de abraços de alguns que só por esta ocasião se encontram. Para o ano há mais…

» José Agostinho F. Sousa, scj