Alfragide: Celebrações de Maio

O mês de Maio é sempre especial na nossa casa. Não se chamasse ela Seminário Nossa Senhora de Fátima. Mês marcado, como em todos os lados, pela devoção à Virgem Maria, procuramos solenizá-lo, dando particular destaque à Festa da Senhora de Fátima. Mas tem sido um mês, todo ele, cheio de celebrações.

Visita fraterna a Salamanca
O mês começou com o nosso passeio anual. Aproveitando o fim-de-semana prolongado que o 1º de Maio proporcionava, meteu-se a comunidade à estrada, rumo a Salamanca. Era uma forma de retribuir a visita fraterna que nuestros hermanos do nosso Seminário Maior de Espanha nos haviam feito. Foram dias cheios de convívio fraterno, de muita partilha e alegria e de prolongada visita cultural a cidade tão rica em monumentos e património.

Festa de Nossa Senhora de Fátima
Maio é mês de Peregrinação. Por altura do dia 13, parece que todos os caminhos vão dar a Fátima. Também a nossa comunidade se deslocou à Cova da Iria. Não todos, porque nem a todos era possível fazê-lo. Mas fomos alguns, uns só para a noite de 12, outros para 12 e 13. O Superior deu o exemplo, tendo ido a pé com um grupo de paroquianos e outros peregrinos que pelo caminho se foram juntando. Ao fim da tarde do dia 13, reunimo-nos todos para celebrar solenemente a Missa em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Torneio de futebol “Jesus Nika”
Retomando uma velha tradição em tempos assegurada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia, a nossa comunidade resolveu promover um torneio de futebol. Para o efeito, foram convidados os outros Seminários e Residências dos alunos da Faculdade. Foi uma iniciativa que a todos agradou, que culminou com a grande final, uma bela celebração eucaristia e um agradável jantar/convívio no dia 14. Foi encontrado o vencedor, o Seminário dos Olivais, no caso, mas todos se sentiram campeões: campeões da alegria, da partilha e do convívio.

Festa dos Benfeitores
Já é tradição: não há mês de Maio sem Festa dos Benfeitores. São muitos os que ajudam o Seminário Nossa Senhora de Fátima, espalhados pelo país e pelo mundo. Juntar toda a gente é missão impossível. Mas são algumas centenas que todos os anos se juntam para o convívio anual de amigos e benfeitores da nossa casa. Este ano foram cerca de três centenas que fizeram do dia 18 uma jornada de muitas festa, alegria e convívio. Desta vez havia o motivo acrescido das renovadas instalações, que atraiu ainda mais gente. O dia teve momentos de oração, com particular destaque para a celebração da Eucaristia, uma tarde recreativa no novíssimo auditório, em que se destacou a actuação do Coro do Seminário. E tudo culminou com o já habitual jantar/convívio, a que não faltou a imprescindível feijoada, tudo ao som da música, a cargo de um grupo da Juventude Dehoniana.

Encontro de ex-SCJ
É também data fixa no calendário de actividades: o último Domingo de Maio é dedicado aos ex-SCJ. Nesse dia, reuniram-se no Seminário algumas dezenas de antigos religiosos da nossa casa, de diferentes gerações. Foram momentos intensos de celebração e de partilha. Foi tempo de reencontros, de abraços sentidos de amizade e saudade. Houve oração, houve convívio, houve partilha. E para recordar tempos que nunca se esquecem, a jornada de festa terminou com um disputado e salutar desafio de futebol, onde não foi possível disfarçar algumas barriguinhas já pouco dadas a tamanho exercício… para o ano há mais!

| José Agostinho F. Sousa, scj |
 

plugins premium WordPress