Print Friendly, PDF & Email

“Igreja Missionária, testemunha da misericórdia”. Foi sob este lema que, mais uma vez, a comunidade Religiosa do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Alfragide, celebrou o mês das missões.  Recordando o espírito missionário que caracterizava o nosso fundador procuramos, em dois momentos diferentes mas complementares, marcar o nonagésimo Dia Mundial de Oração pelas Missões.

Assim, no dia 20 de Outubro, na Capela do Seminário realizamos uma vigília missionária onde, num momento de Adoração Eucarística, lembramos tantos e tantas que se dedicam a causa missionária a começar pelos nossos confrades e Benfeitores. No Domingo, 23 de Outubro, realizamos a já tradicional tarde missionária onde contamos com vários testemunhos vivos de missões diferentes mas com o mesmo objetivo: levar Cristo ao coração dos Homens.

O Superior da Comunidade Religiosa, Pe. Pedro Coutinho, deu-nos conta das linhas gerais da mensagem do Papa Francisco para este dia e apresentou, ainda que sinteticamente, as novas missões emergentes que a congregação está a abraçar pelo mundo; o António Guedes, um jovem da diocese de Lisboa, apresentou-nos o seu testemunho missionário ad intra, isto é, na Missão País, enquanto a Cláudia e a camila, oriundas da Paróquia do Forte da Casa, nos testemunharam e deram a conhecer a sua experiencia missionária em Angola.

Para terminar este momento contamos com o emocionante testemunho do Bispo da Diocese de Luena, em Angola, D. Tirso Blanco que nos deu a conhecer mais de perto o seu percurso missionário e a Igreja presente em Angola.

De seguida, pelas 16h30, celebramos a Eucaristia para, posteriormente, passarmos ao convívio entre os participantes nesta tarde tão cheia e tão rica. Estes momentos de reflexão e oração fazem-nos tomar consciência da urgência da missão e da beleza de sermos obreiros na construção do reino que não tem espaço nem tempo, mas que é de todos e para todos.

Tiago da Eira Pereira, SCJ

 

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank