Alfragide – Setembro grande

▬ Em Alfragide, Falar de Setembro é falar do regresso de férias, do início de novo ano lectivo e pastoral. Por ser assim, é sempre um mês de muita actividade e agitação cá por casa. De facto, muita coisa aconteceu na nossa comunidade, dentro e fora de portas.

Simpósio do Clero
Decorreu em Fátima, juntou mais de 800 padres e a quase totalidade dos bispos de Portugal. A nossa comunidade também se fez representar. Sob o tema “Reaviva o dom que está em ti”, fomos convidados a reflectir na nossa identidade de sacerdotes, neste ano que Bento XVI quis consagrar como Ano Sacerdotal, inspirando-se nessa grande figura de homem e de padre que foi o Santo Cura d’Ars. Guiados por conferencistas e oradores de renome e pelos nossos bispos, tentámos perceber a grandeza e profundidade do dom que o Senhor nos concedeu, chamando-nos ao ministério sacerdotal. Foi, sem dúvida, uma boa forma de iniciar este novo ano pastoral.

Retiro anual e Renovação de Votos
Como é costume, o ano começou por aqui com o Retiro anual, orientado pelo Padre Joaquim Garrido. Os participantes foram convidados a seguir de perto os caminhos de evangelização percorridos por São Paulo, o que não foi de estranhar, não fosse o pregador um insigne biblista.
O Retiro terminou, também como habitualmente, com uma celebração em que os religiosos de Votos Temporários fizeram dos mesmos a renovação anual, sob a presidência do Superior Provincial, a estrear-se nestas andanças.

Profissão Perpétua
Ainda o Retiro e a Renovação de Votos andavam no ar e já a comunidade se concentrava para a grande celebração da Profissão Perpétua do António Pedro. A preparação do candidato tinha sido feita ao longo do Verão, repartida entre Madrid, os lugares dehonianos de França e Bélgica, o Simpósio do Clero e o Retiro acabadinho de terminar. No dia marcado – 12 de Setembro, por coincidência aniversário natalício do António Pedro – reunimo-nos na igreja do Seminário. Entre confrades, família e amigos, constituímos uma bela assembleia. A celebração foi presidida pelo Superior Provincial, decorreu com muita dignidade e qualidade. À celebração seguiu-se, como não podia deixar de ser, a tradicional refeição de convívio e confraternização.

Primeira Profissão
Realmente, estava visto que as celebrações iriam decorrer a um ritmo alucinante, sem tempo para intervalos. Mal refeita da azáfama das últimas celebrações cá por casa, lá foi a comunidade de armas e bagagens até Aveiro, para participar na celebração da Primeira Profissão religiosa dos quatro jovens que estavam a terminar o seu ano de Noviciado. Fomos muitos os que nos reunimos na igreja paroquial de Santo André de Esgueira, numa muito bela e participada celebração litúrgica, bem animada pelos cânticos a cargo dos nossos jovens religiosos.
Claro que à festa em volta do altar se seguiu a festa à volta da mesa. E desta saíram directamente os neo-professos, com destino a este nosso Seminário, que a partir daquele dia passou a ser também a casa deles. Não, não havia tempo para intervalos nem descanso, que no dia seguinte começavam as aulas na Universidade Católica.

Ordenação Sacerdotal, Jubileus de Vida Religiosa…
Setembro continuou em festa, com a comunidade a deslocar-se de novo, primeiro para participar na Ordenação Sacerdotal do Adelino Manuel em Aveiro e depois nos Jubileus de Vida Religiosa em Coimbra. Foram mais dois momentos intensos de celebração e de festa, que certamente ajudaram todos os que neles participámos a “reavivar o dom de Deus que há em nós”, bem na senda dos lemas do ano sacerdotal e do programa da nossa Província.

Ah!.. os neo-professos estão bem e recomendam-se. Ainda estão na fase de submissão às praxes, mas têm sobrevivido!
Bom ano 2009-2010 para todos.

» José Agostinho F. Sousa, scj

 

plugins premium WordPress