Alfragide. Tempo de Graça

A vida por Alfragide continua em ritmo acelerado e os acontecimentos dignos de registo vão-se sucedendo. As obras já não são notícia, pois passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. Não serão notícia para nós, que com elas convivemos todos os dias, mas acreditamos que muito boa gente deseja saber como vai evoluindo a transformação da nossa casa. Mas nem só de obras se vive por cá…

Diáconos e… mestres

Já passou algum tempo, é verdade, mas ainda está na memória de todos o dia 2 de Dezembro. Nesse dia, o primeiro Domingo do Advento, todos os caminhos, lisboetas e não só, pareciam ir dar ao Mosteiro dos Jerónimos. De facto, foi uma verdadeira multidão que encheu até mais não poder aquele belo templo. Motivo? É que na tarde daquele dia aconteceu a ordenação diaconal de 14 jovens. Catorze! Não é todos os dias! Do Patriarcado ou oriundos de outras Dioceses, do Caminho Neo-Catecumenal e Religiosos. Entre o numeroso grupo, lá estavam 2 Dehonianos: o Daniel Paulo e o José Domingos. O primeiro desceu da sua comunidade nortenha do Seminário Missionário Padre Dehon, ao passo que o José Domingos apenas precisou de fazer breve deslocação da casa onde mora, o nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.
A celebração foi bonita, presidida pelo senhor Cardeal Patriarca e concelebrada pelos seus bispos auxiliares e muitos padres, a que se juntou também um número considerável de diáconos, acólitos e a já citada grande assembleia. Foi um momento intenso de louvor e acção de graças ao Senhor e uma forma bem bonita de começar este tempo de Advento, tempo de alegria e de esperança.
Da nossa parte, do Mosteiro dos Jerónimos viemos depois para casa, onde continuamos a celebrar em alegria e fraternidade momento tão significativo na vida do Daniel Paulo e do José Domingos. Juntaram-se a nós o Superior Provincial, muitos confrades das diversas comunidades da Província, bem como familiares e amigos dos ordenados. Vivemos momentos de agradável convívio, a que nem faltaram o bolo, os brindes e os discursos da praxe.

Os recém-ordenados diáconos ainda não tinham acabado de saborear momento tão festivo e eis que de novo estavam na berlinda. Com efeito, no dia 6, quinta-feira, os mesmos Daniel Paulo e José Domingos foram chamados a mostrar o que valiam, desta vez nas artes da Teologia. Compareceram perante orientadores e arguentes para apresentar e defender as respectivas Teses de Mestrado Integrado em Teologia. Os resultados obtidos dizem-nos que foram bem empregues os muitos dias de estudo, as muitas “pestanas queimadas” e noites mal dormidas. Diz quem viu que a sabedoria demonstrada não ficou apenas a dever-se à “graça de estado” do diaconado recente. Parabéns!

Obras: luz ao fundo do túnel…

Parece que é mesmo verdade: as obras do Seminário de Alfragide estão a chegar ao fim! Muito tempo depois – justificado, dado o volume das obras em causa – eis que uma nova casa se apresenta aos olhos de todos. A casa propriamente dita está praticamente pronta, faltando apenas um ou outro pormenor, uma ou outra correcção que entretanto apareceu como necessária. O que está ainda em fase de construção é o conjunto dos arranjos exteriores, sobretudo os arruamentos e a iluminação. Mas está quase, quase…
Entretanto, a vida continua e as novas instalações já vão sendo usadas a bom ritmo. Não têm faltado os grupos de reflexão e de oração, que vão ocupando a casa praticamente todos os fins-de-semana. E quem vem gosta do que encontra: acha a casa bonita e acolhedora e agradável o serviço que lhe é prestado. É, queremos nós, o início de um renovado trabalho de acolhimento que pretendemos desenvolver neste novo Centro de Espiritualidade. Fica o convite: vinde até cá, conhecer in loco esta casa renovada! Muito nos apraz acolher os amigos que nos visitam.

| José Agostinho F. Sousa, scj |
 

plugins premium WordPress