Alfragide: Visita Pastoral de D. Joaquim Mendes

No primeiro dia do mês de outubro, celebrando a festa de Santa Teresa do Menino Jesus, a comunidade religiosa do Seminário Nossa Senhora de Fátima recebeu D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, no contexto da sua Visita Pastoral à Vigararia da Amadora, da qual a Paróquia de Alfragide faz parte.

O primeiro ponto de destaque desta visita foi o colóquio entre o Senhor Bispo e a comunidade religiosa. Nele foi possível compreender melhor a realidade do Patriarcado de Lisboa e os desafios que enfrenta no contexto da Nova Evangelização. Foi um momento muito rico de diálogo que decorreu de uma forma muito simples e fraterna.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia. Na sua homilia, o prelado exortou a que ninguém tivesse medo de um encontro forte com o Senhor Jesus e que a vida de cada um fosse o resultado deste “plasmar-se” por Cristo. Cintando Santo Agostinho disse que ser humilde é “sinal de santidade”. Ficou este desafio no horizonte da caminhada de cada um.

Terminada a Eucaristia deu-se a partilha fraterna de uma refeição onde foi possível prolongar o primeiro momento com um troca de experiências pastorais e obter conselhos do Senhor Bispo para o nosso modo de ser e de agir pastoralmente.

O sentimento geral era de alegria e de agradecimento pela presença do Pastor entre nós.

Nuno Pacheco, scj

plugins premium WordPress