“Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão.” (Papa Francisco).

Foi neste espírito de grande alegria que a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, do Luau, viveu no passado dia 19 de Outubro de 2014 o Dia Mundial das Missões. O palco das atenções da Diocese de Luena, do povo do Município do Luau e dos Missionários Dehonianos em Angola estava na Festa da Inauguração e Dedicação da Igreja e do Altar da referida paróquia/missão.

Depois de quase dez anos da presença Dehoniana naquela missão, da recuperação da casa da Missão, da Escola da Missão, agora foi com grande festa que a Comunidade Cristã do Luau viu finalmente chegar ao fim as obras de recuperação da Igreja.

Esta solene celebração, presidida pelo Bispo da Diocese, D. Tirso Blanco, concelebrada pelo Pároco e seu Vigário, Pe. Joaquim e Pe. Madella, pelo Superior do Distrito de Angola, Pe. Domingos Pestana, e pelo clero da Diocese, contou também com a presença de religiosas de várias congregações, autoridades civis e cristãos vindos de todas as comunidades da missão.

Durante a celebração, D. Tirso fez um percurso da história da camunidade cristã, assim como da presença e do trabalho dos Missionários Dehonianos realizado na missão em favor do povo. Agradeceu todo o empenho da Congregação dos Dehonianos, assim como dos padres que por lá passaram, realçando de modo particular o trabalho e dedicação do Pe. Joaquim na reabilitação de todas as estruturas da missão.

No fim da celebração não faltaram os discursos habituais do pároco, Pe. Joaquim, do Superior Distrital Pe. Domingos e do Bispo da Diocese, D. Tirso, onde todos manifestaram a alegria pelo acontecimento que marca a vida da comunidade paroquial do Luau, agradeceram a todos os benfeitores das obras em favor da missão do Luau, e animaram a comunidade paroquial a olhar para o momento como um tempo de graça e da manifestação da presença de Deus na vida de cada um.

Um agradecimento pelo trabalho realizado nesta missão do Luau, na pessoa do Pe. Joaquim Freitas, que com a colaboração do Pe. Jorge Alves, que não pouparam esforços para dotar a missão das estruturas necessárias para o anúncio da “alegria do evangelho”.

Em nome do Distrito de Angola dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos, fica aqui o nosso agradecimento a todos os benfeitores e entidades da Congregação que contribuiram para  reerguer esta missão. Que Santa Teresinha do Menino Jesus, a todos recompense com a sua benção.

 

 

Domingos Pestana, scj