ANGOLA – tomada de posse da nova Paróquia

Hoje, 26 de Setembro de 2004, foi o início oficial da nova Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, no Km 9 em Viana, Angola. O trabalho pastoral já se iniciou há muito, mas hoje é a data oficial de início da extensa Paróquia que o Arcebispo de Luanda, de momento ausente de Angola, entregou ao nosso cuidado pastoral. Presidiu à celebração D. Anastácio Kahango, Bispo Auxiliar de Luanda, que deu posse ao Pe. Madella como Pároco e aos padres Joaquim, Vincenzo e Domingos como Vigários Paroquiais. Uma multidão de fiéis participou na celebração festiva que durou cerca de três horas. Em conversa telefónica, recolhi o regozijo dos quatro missionários e manifestei-lhes a amizade e a união de oração de todos os confrades dehonianos.

Aproveito para informar que o terreno SCJ que adquirimos no território da paróquia se encontra em fase conclusiva de vedação, assim como uma cisterna para armazenamento de água. De seguida, vão iniciar-se as obras de uma primeira residência para os missionários, cujo projecto foi devidamente aprovado pelas autoridades competentes. Prevê-se a duração de um ano para esta primeira construção, que terá o apoio económico de toda a Congregação. De notar que os custos de construção em Luanda são elevados, praticamente aos preços das capitais europeias. Todo o apoio económico é sempre bem-vindo.

O Pe. José Jorge de Sousa Alves, que se encontra em fase de espera da autorização de entrada com visto de residência, prepara-se para partir para Angola. Será o quinto missionário dehoniano em Angola.

Neste primeiro ano de missão em Angola e quase a entrar em Outubro, “mês missionário”, renovemos a nossa oração amiga e a nossa solidariedade fraterna para com os confrades que demandaram esta terra de missão.

 

| Manuel Barbosa, scj – Superior Provincial |

plugins premium WordPress