Aniversário do Fundador no Seminário de Alfragide

No contexto do 168º aniversário do nascimento do Fundador dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), Padre Leão Dehon, a comunidade do Seminário Nossa Senhora de Fátima celebrou este dia com a dignidade que tal efeméride merece. Por ser também o dia do aniversário do nosso confrade Padre Adérito Gomes Barbosa, este presidiu à oração de Laudes e fez uma reflexão um pouco mais longa, em que nos desafiou a termos os mesmos sentimentos de misericórdia para com os mais simples e necessitados, seguindo o exemplo do Fundador.

Todos os religiosos da comunidade de Alfragide participaram na Eucaristia celebrada às 12h00, presidida pelo superior da comunidade, Padre Manuel Barbosa, e concelebrada por muitos confrades vindos das comunidades vizinhas. Na homília, o superior exortou-nos a viver a radicalidade da nossa vocação, a fim de darmos um testemunho coerente aos irmãos através de toda a nossa vida, tendo sempre como ideal o Coração de Jesus e a experiência que dele fez o Venerável Padre Leão Dehon. Após a missa, fomos até ao local onde se encontra o busto do Padre Dehon e aí fizemos o nosso acto de Oblação ao Coração de Jesus e cantámos o hino ao Padre Dehon.

Descemos ao piso do refeitório para convivermos com todos os confrades presentes através da partilha fraterna de uma refeição, um pouco mais recheada, por ser dia de festa. Cantou-se os parabéns ao nosso confrade festejado e seguiram-se os discursos, o partir do bolo e o brinde com champanhe.

Por volta das 15h00, os religiosos continuaram o seu convívio no campo de futebol do Seminário, partilhando aí mais um pouco da sua alegria. O festejado, apesar dos seus 58 anos, também marcou presença e recebeu como prémio a marcação de dois golos.

Foi um dia agradável, vivido em fraterna alegria e comunhão espiritual com os ideais do Padre Leão Dehon, que nos deixou um ideal de vida, e graças ao qual é possível vivermos hoje em comunidade fraterna.

Nuno Pacheco, scj

plugins premium WordPress