Print Friendly, PDF & Email

Decorreu no passado dia 11 de Fevereiro, Dia Mundial do Doente, na Paróquia de S. Romão, em Carnaxide, a apresentação pública da obra do Padre Antonino Gomes de Sousa, SCJ, intitulada “O Cuidar como Relação de Ajuda. Para uma ética Teológica do cuidar”.

A apresentação da obra esteve a cargo de Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde e dirigente da Santa Casa da Misericórdia, e do Padre José Agostinho Sousa, Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Ambos, durante a apresentação da obra, foram unânimes na oportunidade da mesma e na mais-valia que ela representa para pensar a pessoa humana nas suas várias dimensões. Foi perante um salão bem composto de amigos e curiosos que pudemos saborear cada página da obra e perceber a razão que levou a editorial Caritas a publicar a mesma. No final, o autor fez como que uma viagem para contextualizar as razões que o levaram à execução daquela obra que foi, primeiramente, um trabalho académico para depois se converter num livro que, espera ele, possa ser um auxílio precioso para quem trabalha no acompanhamento espiritual e social das pessoas.

No final da sessão, e depois de uma concorrida sessão de autógrafos, o Padre Antonino Sousa celebrou a sua primeira Missa naquela paróquia onde, nos seus últimos dois anos de estudante, colaborou.

Foi uma tarde recheada de emoção e de beleza interior, não só pela obra mas igualmente pela forma carinhosa como os fiéis de Carnaxide acolheram o neo-sacerdote. Oxalá estas e outras manifestações sejam um auxílio seguro para que, pelas mãos e boca do Padre Antonino, o amor de Deus chegue ao Coração dos Homens.

Tiago da Eira Pereira, SCJ

 

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank