Arriscar em TI – Mensagem final

No fim de semana de 26 a 28 de abril de 2019 realizou-se mais um encontro nacional da Juventude Dehoniana, na sua 21ª edição, inspirado no tema do ano “Arriscar em Ti”.

E foi sob este lema que mais de 60 jovens, oriundos de Lisboa e Porto, quiseram reunir-se nas paróquias do Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, para aí realizar mais um encontro.

Um fim de semana intenso, marcado por momentos únicos.

Sentimos o calor das famílias das nossas paróquias que nos acolheram em suas casas e acompanharam o encontro de uma forma muito particular…

Fomos confrontados por vários testemunhos, em que cada qual, no seu trabalho profissional e seu ambiente deram ricos testemunhos de vivência da fé. Escutámos a Carla Andrino, atriz e psicóloga e a sua singular experiência; D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, que nos falou da forma como continuamente Deus arrisca na humanidade; Francisco Guimarães, jovem treinador de futebol e agora comentador desportivo, que nos brindou com o seu testemunho num mundo tão competitivo como o do futebol.

Na tarde de sábado, divididos por equipas, nós os “coletes laranjas” invadimos a baixa de Lisboa, visitando várias igrejas e procurando conhecer a sua história, que se concluiu no Terreiro do Paço. Após a foto de grupo ainda houve a oportunidade de fazer a travessia do Cais do Sodré para Cacilhas de cacilheiro e durante a viagem surpreendemos todos os passageiros com o hino do encontro e a oração do pai-nosso. Gesto simples mas apreciado pelos passageiros.

À noite de sábado testemunhámos Cristo Ressuscitado numa via lucis pelas ruas das paróquias de Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria. Cantando, rezando, refletindo, testemunhámos a nossa fé, concluída com uma largada de balões na igreja de Nossa Senhora da Paz.

O domingo, como dia do Senhor, celebrámos a Eucaristia presidida pelo nosso superior provincial, Pe. José Agostinho, e animada pela catequese de infância da paróquia do Forte da Casa.

O encontro foi concluído em chave de ouro em almoço festivo com os jovens e suas famílias de acolhimento e um gesto de gratidão às famílias que nos acolheram.

Saímos reforçados na nossa fé e com o desejo de arriscar testemunhá-la nas nossas vidas, conscientes que Ele é e sempre será o primeiro que arrisca por cada um de nós.

Saímos deste encontro com o sentimento de grande gratidão àqueles que tornaram possível cada momento, de um modo muito especial às paróquias que nos acolheram do Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria, e à JD Lisboa e secretariados da Juventude Dehoniana que organizaram o encontro.

Os jovens do XXI Encontro Nacional da Juventude Dehoniana

Lisboa, 28 de Abril de 2019

 

Arriscar em TI

plugins premium WordPress