Assembleia Anual de Párocos Dehonianos

A Assembleia Anual dos Párocos da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ) esteve reunida em Fátima de 16 a 18 de Fevereiro de 2004.
Participámos nesta Assembleia 35 dehonianos, vindos das comunidades religiosas presentes nas dioceses de Angra do Heroísmo, Funchal, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Algarve e na nova missão de Luanda.

Ajudados por D. António Maria Bessa Taipa, Bispo Auxiliar do Porto, e por alguns confrades, reflectimos sobre "A espiritualidade dehoniana na pastoral paroquial" e chegámos às seguintes interpelações:

Compete à missão espiritual da Igreja ter uma visão do mundo e da história de acordo com o Espírito de Deus. É necessário ouvir o louvor da criação e ter consciência do mundo inteiro que louva o Senhor.
Procuramos responder ao apelo do Pe. Dehon, "Saí das sacristias", numa atitude de obediência à Palavra de Deus, "Faz-te ao Largo", e de desafio às inquietações do homem.
O essencial da espiritualidade do Pe. Dehon é a experiência do amor de Deus que nos ama, sintetizado no lado aberto do crucificado. Nada está fora desse amor. Deste prisma devemos contemplar toda a realidade da paróquia.
Perante um certo individualismo e activismo, para sermos fiéis ao carisma do fundador e à nossa vocação, é urgente uma programação pessoal e comunitária, um diálogo aberto e franco, uma conversão contínua, uma oração perseverante.
Os anseios de uma espiritualidade scj vivida e aprofundada exigem uma fidelidade criativa numa atitude de refundação contínua e de formação permanente.

A Assembleia foi um momento forte de reflexão e oração, estudo e partilha num ambiente fraterno entre os SCJ que mais empenhados estão na actividade paroquial. Tudo isto nos estimula e incentiva a um maior amor e entusiasmo ao nosso carisma e múnus ministerial.
Projectámos ainda a participação nas próximas actividades da Província, com incidência na oração e na vida espiritual, na formação permanente, na partilha fraterna em comunidade e na missão que o Espírito nos confia.
As interpelações que surgiram nesta Assembleia serão uma preciosa ajuda para a elaboração do Plano de Pastoral Paroquial SCJ, que indicará critérios orientadores do serviço dos Dehonianos nas paróquias a si confiadas segundo as orientações da Igreja em Portugal.
A próxima Assembleia realizar-se-á de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2005.

Fátima, 18 de Fevereiro de 2004.

| Os Participantes na Assembleia |

 

plugins premium WordPress