Print Friendly, PDF & Email

VII ASSEMBLEIA ANUAL DE PÁROCOS SCJ
Fátima, 20-22 de Fevereiro de 2006

Mensagem final

A VII Assembleia Anual dos Párocos SCJ decorreu em Fátima de 20 a 22 de Fevereiro de 2006. Participaram nesta Assembleia 40 Dehonianos, provindos de quase todas as comunidades religiosas da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, que assume o cuidado pastoral de 25 paróquias, além de reitorias, capelanias e diversas colaborações pastorais nas sete dioceses onde estamos presentes.
Centrados no tema “Solidários na Missão”, fomos de encontro às prioridades pastorais do pároco, orientados por D. Carlos de Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e Secretário da Conferência Episcopal Portuguesa. Com o Padre Rafael Costa, tivemos oportunidade de reflectir acerca da actividade pastoral do Padre Dehon. A experiência jurídico-canónica do Padre Saturino Gomes constituiu um enriquecimento para a assembleia, nomeadamente na sua elaborada reflexão acerca das relações entre a vida religiosa e a Igreja particular e sobre as implicações jurídico-fiscais da Concordata.
À luz do Plano da Pastoral Paroquial SCJ, recentemente aprovado, alguns dos nossos confrades envolvidos nos diversos sectores da pastoral – vocacional, juvenil, social e missionária – lançaram-nos alguns desafios para a nossa actividade paroquial.
Do conjunto de reflexões e de partilha de experiências pastorais salientamos os seguintes aspectos:

1. A actividade paroquial, profundamente centrada em Cristo, deve conduzir as pessoas a fazer uma experiência renovada de Deus. A liturgia, celebrada com novidade e articulada com o serviço do anúncio e da caridade, concorre para uma vivência mais articulada do Evangelho.

2. Uma leitura detalhada da pastoral do Padre Dehon leva-nos a descobrir nele perspectivas de pastoral que conservam ainda hoje a sua frescura evangélica. Partindo da união a Cristo, revelado na Palavra e celebrado na Eucaristia, o nosso Fundador, impregnado de eclesialidade, soube ler e dar resposta aos sinais dos tempos.

3. Estando já largamente implantados nas paróquias a nós confiadas os vários sectores pastorais, há que fazer um maior esforço de programação e de colaboração a nível provincial.

O tema “Solidários na Missão” une-nos a toda a Congregação no ano em que celebramos a VII Conferência Geral sobre a missão “ad gentes”. Fizemos a experiência desta mesma solidariedade na partilha das diversas actividades pastorais realizadas nas paróquias a nós confiadas.

Enriqueceu-nos a presença dos nossos confrades bispos D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, e de D. Alfredo Caíres, Bispo de Mananjary (Madagáscar), que em ambiente eucarístico partilharam connosco a sua experiência de fé a apostolado ao serviço da missão.
Que o nosso amado Fundador, por cuja beatificação continuamos a esperar, constitua um exemplo vivo para a nossa actividade pastoral nas paróquias.

A próxima Assembleia Anual de Párocos SCJ terá lugar de 12 a 14 de Fevereiro de 2007.

Fátima, 22 de Fevereiro de 2006