Assembleia Provincial: Atraídos pelos desafios

A segunda jornada de Assembleia foi dedicada às interpelações que o mundo e a Igreja nos lançam como desafios.

Antes de nos centrarmos nessa reflexão, concluiu-se as questões pendentes do dia anterior. A Mesa da Assembleia sugeriu que algumas propostas emergentes dos trabalhos de grupo e do plenário da tarde do dia 11 fossem submetidas à consideração alargada da Assembleia: o redimensionamento das etapas do Pré-seminário e Seminário Menor, a oportunidade de uma comunidade autónoma na Obra ABC e o processo de criação de uma publicação periódica comum dirigida aos benfeitores.
A temática dos novos desafios foi introduzida pelo Pe. Joaquim Garrido que ofereceu uma síntese da segunda parte do Instrumento de Trabalho da Assembleia, lançando interpelações que serviram de base aos trabalhos de grupo e às intervenções em plenário.

Como sempre, os momentos de oração, distribuídos ao longo do dia, motivaram a nossa reflexão. As Laudes foram presididas pelo Pe. Juan María López, da Província Espanhola. O Pe. John van den Hengel presidiu à Eucaristia, em cuja homilia sublinhou a importância de uma conversão à luz da Páscoa de Jesus Ressuscitado. Tal como ontem o dia de trabalho completou-se com a Adoração Eucarística, com prolongado tempo de silêncio.

Concluiu-se o dia com dois momentos bem passados: um churrasco ao jantar, para avivar os laços de fraternidade e convívio, a que se seguiu o filme "Des hommes et des dieux", como testemunho interpelante no contexto da reflexão sobre o futuro da Província.

Ricardo Freire, scj
Albino Eduardo, scj

plugins premium WordPress