Apesar das limitações em tempos de pandemia, no passado dia 25 de abril, o Seminário teve a casa “cheia” de antigos alunos para a Inauguração da Sede Social e da celebração de mais um Encontro de Antigos Alunos.

Seguindo as regras impostas pelas Autoridades de Saúde, foi possível a presença das mais diversas entidades, públicas e privadas, na inauguração da nova Sede. Também a Congregação esteve representada pela Associação ALVD, a presença do Superior da casa, P. António Loureiro e do Provincial, P. José Agostinho.

A Sede da Associação está localizada num espaço cedido pelo Seminário, onde funcionava a antiga casa do caseiro. O espaço precisou de obras de adaptação, de forma a oferecer uma sala de reuniões, casa de banho, uma cozinha e sala de arrumos.

Só foi possível avançar para a obra com A ajuda valiosa dos nossos voluntários e da dádiva de alguns materiais de construção, de mobiliário, para além de algumas verbas monetárias que nos fizeram chegar. Um obrigado a todos!

A cerimónia teve início com o Superior Provincial a inaugurar a sede, seguindo-se uma visita ao novo espaço para assinar o acordo de comodado. Nos discursos de agradecimento, foi destacada a importância da Associação ao longo destes 10 anos, nas iniciativas e projetos sociais em que a Associação interveio, nomeadamente, a preciosa ajuda que teve no projeto de Luau, em Angola. Recordou-se que foi entregue dois contentores com vários materiais e a construção de um parque infantil, entre muitas outras iniciativas.

A celebração terminou com um “Porto de honra”, em agradecimento à presença de todos.

Quisemos dar continuidade a este dia, com a celebração do XXXI Encontro dos Antigos Alunos, seguindo-se a habitual eucaristia, com a presença dos antigos alunos e suas famílias. No final, não faltou a tradicional foto de grupo.

A desejada hora de almoço manteve a tradição: a feijoada do nosso “querido e amigo” Armindo Pinto. Ouviram-se muitas vozes: “Este ano é que está mesmo boa” e outros respondiam: “pois, já lá vão dois anos”. É o que faz o tempo de pandemia!!!

Mas este ano houve um outro “atrativo”: o Albino Rocha brindou-nos com cerveja artesanal. Só houve um pequeno senão, é que o sucesso foi tal, que para o ano vai ser obrigatório repetir…

O resto da tarde foi recordar e reviver os tempos de Seminário e todas as peripécias por nós vivenciadas, ao longo destes 50 anos no Seminário Missionário Padre Dehon.

Já temos marcado o próximo Encontro de Antigos Alunos, que será a 24 de abril de 2022, mas até lá, as portas da nova Sede estão abertas a todos vós!

Forte abraço,

Nelson Marques