Aveiro: 99º aniversário do falecimento do Padre Dehon

No dia 12 de agosto, um grupo de confrades de várias comunidades do território de Portugal continental estiveram presentes na Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, para celebrarem o 99º aniversário da morte do fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, Padre Leão Dehon. O encontro fraterno deste dia é já uma tradição.

Depois de um momento de acolhimento por parte dos membros da comunidade de Aveiro, tivemos a oportunidade de escutar uma reflexão do Pe. Francisco Manuel Costa acerca das peregrinações na vida do Pe. Dehon. O conferencista convidou os presentes a viverem as celebrações jubilares da Congregação como uma experiência de peregrinação ao coração da espiritualidade que anima a Congregação.

O Pe. José Agostinho Sousa, por sua vez, apresentou brevemente a forma como a Congregação está a organizar as celebrações do centenário do falecimento do Padre Dehon que ocorre em 2025, salientando que se pretende que este seja um acontecimento marcante para todos os confrades espalhados pelo mundo inteiro.

O ponto alto do dia foi a Eucaristia, na Igreja de S. André de Esgueira, presidida por D. Manuel Neto Quintas, confrade dehoniano, bispo do Algarve, que se juntou a nós neste dia feliz de família. Na Eucaristia, tivemos a alegria de testemunhar a renovação de votos do religioso Nuno Miguel Correia Gomes e a sua vontade de continuar a percorrer, com disponibilidade e alegria, o mesmo caminho de consagração que, naquele local, tinha iniciado no ano anterior.

No final da Eucaristia, junto ao jazigo da Congregação, no cemitério de Esgueira, fizemos memória agradecida dos confrades falecidos da Província, tanto dos que estão ali sepultados, como dos que estão noutros jazigos da Província ou na terra das suas famílias. Este é um modo simples de expressar o nosso reconhecimento pelo contributo de todos eles na construção do que somos hoje.

A celebração deste dia terminou com o almoço festivo, que reuniu à volta da mesma mesa os confrades, alguns candidatos à vida religiosa, os acólitos e colaboradores da paróquia de Esgueira.

Agradecemos a Deus a possibilidade deste encontro e a alegria daqueles que estiveram presentes. Com o início deste tempo jubilar, abre-se um tempo de renovação e de crescimento para todos nós e para as nossas comunidades, bem como para todos os que, na Família Dehoniana, se deixam inspirar pela vida e obra do Padre Dehon. Que Deus nos ajude a viver este jubileu como uma graça e a assumirmos a disponibilidade para acolher as surpresas de Deus na nossa vida.

Pe. João Nélio Simões Pereira, scj
Superior Provincial

 

plugins premium WordPress