No dia 18 de Abril teve lugar o 6º Encontro dos Sub 10, ou seja, o encontro de formação e de convívio dos religiosos com menos de 10 anos de Profissão Perpétua. Desta vez, o encontro foi em Aveiro, na casa do Noviciado.

O encontro teve o seu início pelas 10h, com a recitação da Hora Intermédia, seguindo-se a conferência do Senhor D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro. A sua reflexão teve como tema a importância da formação nos primeiros anos do ministério sacerdotal. Na sua comunicação desenvolveu os seguintes pontos, que indico sumariamente: somossacerdotes e pastores para este tempo; somos únicos e devemos ajudar-nos uns aos outros na fidelidade a Cristo e à Igreja (conviver, concelebrar, colaborar e partilhar); somos sacerdotes para um tríplice amor (amor da Igreja, amor pelo nosso mundo, amor à vocação).

Após a conferência, feita de um modo coloquial e incisivo, abriu-se espaço para o debate e partilha de ideias, seguindo-se, depois, a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo.

O almoço, ainda com a presença do Sr. Bispo, contou com a presença de um grupo de seminaristas do Colégio Missionário, acompanhados do Pe Juan Noite e do assistente Antonino. No final, o Superior Provincial dirigiu algumas palavras de agradecimento pela disponibilidade do Sr. Bispo em estar presente, bem como a sua amizade para connosco.

Na parte da tarde, houve umsegundo momento de reflexão e de partilha, mas desta vez de alguns aspectos da vida pessoal, comunitária e provincial.

Antes da conclusão do encontro elegeu-se os elementos coordenadores do grupo e programou-se as próximas actividades.

Além da maioria dos Sub-10 estiveram presentes o Superior Provincial e o Pe Saturino, formador do grupo.

O encontro terminou com a adoração e a recitação de Vésperas.

Agradecemos o acolhimento da comunidade do Noviciado, que nos proporcionou os meios necessários para a nossa reunião.

Nélio Gouveia, scj