Aveiro: Noviços em formação e convívio

Com mais de dois meses de caminhada de noviciado em Esgueira (Aveiro), foi tempo do noviço Filipe participar na primeira ação formativa, em Fátima, num encontro de inter-noviciados. A formação abarcou a temática dos salmos, sendo orientada pelo Sr. Bispo D. António Couto. Com a sua linguagem simples e profunda, procurou apontar-nos caminhos de compreensão dos salmos, com a análise de alguns salmos, e alertar-nos, também, para a necessidade de cantar interiormente todos os salmos, de forma a rezá-los de forma mais intensa e profunda, ou seja, a fazermos dos salmos uma oração “nossa”.

Logo na semana seguinte, entre os dias 2 à 7 de Novembro, decorreu o primeiro encontro de noviços Dehonianos da Província Espanhola e da Província Portuguesa. Foi organizado pela Província Portuguesa e participaram o Filipe (noviço de Portugal), o Ali e o César, noviços da Região da Venezuela que estão a fazer o seu noviciado em Salamanca (Espanha).

Quisemos aprofundar, com a ajuda de vários confrades, o tema da oração, tema fundamental numa caminhada de noviciado e na vida dos religiosos. Tivemos formações sobre a oração de Jesus e oração de coração, os diversos tipos de oração, a oração nos salmos, a Eucaristia na vida do Padre Dehon e na nossa vida e a oração no Papa Francisco.

Além do aprofundamento deste tema, fundamental a futuros religiosos, tivemos momentos de confraternização entre os noviços e religiosos destas duas Províncias presentes neste encontro.

Filipe Rodrigues

Encuentro en Portugal: Testimonio de Novicios de España

 

Damos gracias a Dios por la experiencia compartida en Portugal y por todos los hermanos que la han hecho posible.

Para nosotros ha sido un encuentro de mucho provecho, ya que hemos experimentado la fraternidad y cercanía de los hermanos; a pesar de la distinción cultural y del idioma, nos han hecho sentir en casa. El ámbito formativo ha sido para nosotros de mucho provecho porque nos hemos alimentado mutuamente de las experiencias de cada uno de los hermanos con los que nos fuimos encontrando. El tema que se propuso nos ha animado a un encuentro personal y comunitario con Jesús desde la oración, ella nos acompaña en nuestro proceso de formación, nuestra historia y toda nuestra vida como columna importante para nuestro caminar. También experimentamos el don de la Eucaristía y de la continuidad de ella que es la Adoración como fuente de nuestra vocación. En las comunidades que tuvimos la oportunidad de visitar, fue para nosotros un enriquecernos, ya que nos unimos en comunión con todos los miembros de la Congregación en el mundo. Nos despedimos de ustedes con un abrazo fraterno desde el Corazón de Jesús. Dios les bendiga.

 

 

plugins premium WordPress