No passado dia 25 de Abril as equipas educadoras e formadoras das diversas casas de formação da Província estiveram reunidas em Aveiro, no tradicional encontro anual que começou por volta das 10h00 com as palavras de saudação do superior provincial e apresentação do programa da jornada.

A parte da manhã teve carácter formativo sob a orientação da irmã Rosa Maria que expôs o tema: comunidade e formação dos candidatos. Combase na sua especialização e experiência na área da psicologia apresentou-nos as características da comunidade formadora, as exigências e desafios da formação, a relação entre a pessoa e a comunidade no percurso formativo e otipo de comunidade que os jovens de hoje esperam.

Depois desta rica apresentação celebrámos a eucaristia a que se seguiu o almoço.

Na parte da tarde retomámos os trabalhos com uma partilha de cada equipa formadora sobre a situação actual da formação na respectiva comunidade. Seguiu-se um espaço para debate e interpelações.

Constata-se que o arco formativo que temos na Província está adequado à realidade actual, contudo sente-se a necessidade de elaborar um plano temático e de conteúdos para as diversas etapas da formação bem como uma planificação anual das várias iniciativas e actividades formativas. Para executar todo esse importante trabalho foi marcada uma reunião das equipas educadoras e formadores para o próximo dia 2 de Setembro, no Instituto Missionário.

No campo da pastoral vocacional sentimos que é de grande utilidade organizar “campos vocacionais” destinados a jovens que andam à procura e se interrogam ao nível da vocação consagrada.

O encontro terminou com o lanche por volta das 17h00.

Zeferino Policarpo, scj