"Cars": um filme, uma lição de vida

▬ Depois do grupo dos mais velhos, no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de Novembro, foi a vez do grupo dos mais novos (8º e 9º anos) fazer o seu acantonamento. Fomos para a mesma casa da Tabua, Ribeira Brava, reflectir e fazer experiência sobre amizade, entreajuda e companheirismo, e sobre objectivos de vida, inspirados pelo filme “Cars”, da Disney-Pixar.
Dirigimo-nos para a Tabua na sexta-feira à tarde, depois das aulas. Chegados, instalámo-nos e vimos o filme “Cars”. O que parecia ser um simples filme de desenhos animados, revelou-se uma verdadeira lição de vida para os nossos seminaristas, que a partir daí desenvolveram alguns pontos de reflexão.
No sábado saímos pelas 9.00h para ir passear pela Levada do Moinho e Levada Nova desde a Lombada da Ponta do Sol até à Tabua. Como de costume encontrámos paisagens deslumbrantes que, em meia dúzia de quilómetros, nos permitiram apreciar várias cascatas, ribeiros e ribeirinhos, flores, muitas flores e árvores, vales verdinhos, penhascos e precipícios e até um túnel. Já em casa, depois do almoço, houve muito tempo para brincadeira, para mais dois momentos de reflexão e para a Eucaristia de grupo.
No Domingo animámos a Eucaristia da comunidade cristã da Tabua, e apresentámo-nos a essa comunidade que foi deveras generosa durante a nossa estadia. Depois de arrumarmos bem a casa, regressámos ao Funchal, mas não sem antes tomarmos algum tempo para passear pela Vila da Ribeira Brava.

» Emanuel Vítor, scj

plugins premium WordPress