Casa Sagrado Coração – 50 anos

Na tarde de 15 de Outubro de 1953, chegou a Aveiro o dehoniano Pe. Luís Celato, acompanhado pelo jovem seminarista Manuel Gouveia. Vieram de da comunidade de Coimbra, viajando em comboio. Acolhidos pelo Bispo da Diocese, D. João Evangelista de Lima Vidal, foram instalar-se numa velha casa, situada em Esgueira, que lhes foi indicada pelo Bispo Auxiliar, D. Domingos da Apresentação Fernandes. Depois de visitarem o pároco, deram uma volta pela cidade para comprar os mais urgentes utensílios de cozinha. Regressados a casa, prepararam o jantar, rezaram no corredor, e deitaram-se, cada um embrulhado em seu cobertor, sobre uma grande cama, a única que havia na casa. Alguém lhes oferecera quarto, mas recusaram, porque lhes pareceu mais evangélico começar sobre os fundamentos da pobreza e da confiança na Providência de Deus. Assim começou, há cinquenta anos, a presença dehoniana em Aveiro.

Até 1959, a casa funcionou como seminário menor. A partir dessa data, tem funcionado como noviciado. A grande maioria dos dehonianos portugueses passou por aqui e aqui fez a sua consagração a Deus e ao serviço da Igreja, na congregação. Muitos deles trabalham em Portugal, nos seminários e outras casas de formação da província, em colégios, em obras sociais, em paróquias e em vários sectores da pastoral juvenil, vocacional, missionária e espiritual. Outros trabalham nas missões: Índia, Madagáscar, Moçambique e, brevemente, em Angola. Por aqui passou o actual Superior Geral da Congregação, Pe. José Ornelas Carvalho, e outros portugueses que trabalham em Roma, na casa geral e no Vaticano. Aqui fez o seu noviciado D. Tomé Makwéliha, arcebispo de Nampula (Moçambique), D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. José Alfredo Caires Nóbrega, Bispo de Mananjary (Madagáscar) e D. Manuel Neto Quintas, Bispo Auxiliar do Algarve. Muitos outros jovens tomaram outros rumos na vida, sendo cidadãos e cristãos activamente empenhados na sociedade e na Igreja.

Para além do trabalho de formação, a comunidade dehoniana de Aveiro, tem procurado estar sempre aberta à colaboração com o Bispo, com o clero, com os religiosos e com os leigos da Diocese, animando e dando apoio espiritual e pastoral às paróquias e comunidades vizinhas.

Tudo isto foi celebrado nos dias 15 e 16 deste mês. No dia 15, em breve cerimónia, foi colocado em lugar de destaque, um quadro com a fotografia do Pe. Luís Celato. No dia 16, houve uma solene concelebração presidida pelo actual Bispo da Diocese, D. António Marcelino, em que participaram numerosos sacerdotes da Congregação e da Diocese, bem como um grupo de leigos, representantes dos muitos amigos e benfeitores da casa. O Bispo salientou a abertura e a disponibilidade da comunidade para colaborar na vida da igreja diocesana, congratulando-se com a nossa presença e sublinhando a importância de que seja marcada pela vivência do nosso carisma. Seguiu-se um almoço de confraternização, oferecido a todos os convidados. Entretanto, uma bem realizada exposição fotográfica fazia a retrospectiva da vida e actividades da comunidade durante estes cinquenta anos.
 

| Fernando Fonseca, scj |
 

plugins premium WordPress