No dia 12 de Agosto, a Comunidade da Casa do Sagrado Coração, em Aveiro recebeu uma vez mais a celebração do “nascimento do Padre Dehon para a vida eterna”, tal como nos disse o Superior Provincial neste solene dia.

Chegados os confrades partiu-se para o cemitério para fazer a devida memória aos confrades já falecidos. Contudo, as efemérides deste dia não se ficaram por aqui, isto porque, breves momentos depois toda a comunidade em volta do altar foi testemunha de um momento muito especial para os religiosos Matias e Daniel, da Província do Camarões, que renovaram a sua entrega casta, pobre e obediente a Deus, na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Momentos de alegria que foram continuados no almoço, que com notável solenidade marcaram de modo especial este dia do falecimento no nosso Fundador.

Após este período de confraternização, pouco a pouco, a maior parte dos confrades regressaram às suas comunidades ou às casas das suas famílias onde se encontram em período de férias. Já no aproveitar dos últimos momentos de sol e com uma maior descrição, “como manda a lei”, durante a recitação de Vésperas deu-se início a mais um ano canónico de noviciado, ao qual se apresentou, como candidato, o António Silva.

Foram momentos simples, de alegria e de confraternização que mais uma vez, nas suas diversas formas, fizeram memória ao nosso venerável fundador Padre Leão Dehon.

 

António Silva