Celebração do 12 de Agosto em Luena – Angola

Há cerca de um ano eu falaria de uma Missão sobre “rodas”.

De facto no passado mês de Junho completou-se um ano que o Pe. Madella e o Pe. Jorge chegavam de carro a Luena para iniciarem a nossa Nova Missão e Comunidade. Graças ao apoio dos confrades da Congregação e dos muitos benfeitores que se unem à nossa missão foi possível ter desde o começo aquele apoio que nos trazia até cá e continua a levar-nos até onde é necessário nas lides da criação de uma nova paróquia que nos foi entregue. Mas também sobre rodas… porque tínhamos carro mas não tínhamos casa. Já passámos por 3 etapas de habitação provisória.

Agora estamos bastante bem instalados, ainda que provisoriamente, numa parte do grande edifício destinado a Seminário Diocesano mas que nunca chegou a ser concluído por causa da guerra. Tem sido aqui quetemos consolidado um pouco os nossos primeiros passos. Foi também aqui que assinalámos o dia da morte do nosso Fundador com uma celebração onde participaram 6 jovens que estão já a caminhar connosco na vocação.

Este primeiro aniversário da nossa presença em Luena está também a ser marcado pelo início da instalação de estaleiro de obras no terreno que a Diocese nos cedeu para ali iniciarmos o nosso Seminário. Pedimos ao Padre Dehon que abençoe estes dias e faça prosperar esta obra em que hão-de ser protagonistas as novas gerações de religiosos angolanos tão bem representada neste dia pela Primeira Profissão do Bartolomeu, hoje ocorrida no Noviciado dos Camarões.

 

Jorge Alves, scj

plugins premium WordPress