Por iniciativa do governo geral da Congregação, todos os Superiores Provinciais da Congregação estiveram reunidos em Assembleia em S. Quentin (França) entre os dias 08 e 12 de Agosto, e foi nesse contexto que podemos celebrar o centenário da morte do Venerável Pe. Dehon nos locais onde ele fundou a congregação, onde morreu e está sepultado.
No domingo, 10 de Agosto, os membros do governo geral da congregação e todos os superiores provinciais rezaram a oração da manhã na Igreja de S. Martin, junto do túmulo do nosso fundador, num momento forte de fraternidade, onde sentimos a força do carisma que nos une apesar de pertencermos a culturas tão diversas. De seguida tomamos parte na missa solene presidida pelo Bispo de Soissons com a presença de muitos confrades e da comunidade cristã local que encheu o espaço e tornou muito festivo aquele dia.
No dia 12 de Agosto rumamos a Bruxelas e rezamos no quarto onde o Pe. Dehon faleceu 100 anos antes. Esse quarto que se mantém inalterado desde aquela altura foi para nós um local de grande comoção. Depois tivemos a eucaristia na capela da nossa casa, presidida pelo arcebispo de Bruxelas. Na parte da tarde passamos em La Capelle na casa onde nasceu o Pe. Dehon e onde atualmente vive uma comunidade religiosa dehoniana.
A passagem em todos estes locais ajudou a reavivar memórias belas e fortes. Sentimos o nosso fundador muito próximo. Foram dias de imensas graças espirituais.
Pe. João Nélio, scj
Superior Provincial

































