Celebração Jubilar na Igreja do Loreto

O 27 de dezembro é sempre um dia especial para a nossa Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, e em particular para a nossa Província Portuguesa. O último 27 de dezembro não fugiu à regra: nele celebrámos São João Evangelista, um dos santos patronos da Congregação, celebrámos o 72º aniversário de presença Dehoniana em Portugal e o 52º aniversário da criação da Província Portuguesa.

Todos estes motivos de festa levaram-nos à Igreja do Loreto, também ela em tempo de celebração jubilar, nos 500 anos da sua fundação. É costume entre nós ter nesse dia uma atenção especial aos Confrades que celebram durante o ano datas jubilares: de vida, de consagração religiosa, de ordenação presbiteral. Foi assim que homenageámos quem durante o ano celebrou 25, 50 ou 75 anos de vida; quem completou 25, 50 ou 60 anos de vida consagrada; quem perfez 25, 50 ou 60 anos de ordenação.

A festa foi bonita! Nem todos puderam estar presentes, mesmo os festejados, uns por motivos de saúde, outros simplesmente pela distância ou por afazeres inadiáveis. Mesmo assim, fomos mais de 50 os que nos juntámos, primeiro para a celebração da Eucaristia, às 11:00, depois para o almoço-convívio, com o já inevitável jogo do loto na ementa. De referir que estiveram presentes os três Confrades bispos, tendo a celebração eucarística sido presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal.

Foi acima de tudo uma ocasião para dar graças a Deus por todos os dons que tem concedido à nossa Província, sobretudo pelos Confrades que tanto têm dado à Província e à Igreja, em Portugal como nas mais variadas partes do mundo. E foi também momento propício para agradecer tanto bem que tem sido possível fazer através da nossa presença na Igreja do Loreto, lugar emblemático da presença Dehoniana em Portugal, desde o início, com a passagem e presença de tantos Confrades.

P. José Agostinho Sousa

[FOTOS]

plugins premium WordPress