Celebrar a fé de uma comunidade em festa

Na véspera da celebração do Dia Mundial das Missões, preparo-me para partir em visita a uma pequena Comunidade que fica a 8 km do Centro da Paroquia de Namorona, no extremo sul da Diocese de Mananjary em Madagáscar.

Amanhã celebraremos nessa comunidade a festa de S. João Paulo II, o padroeiro dessa comunidade. Este ano a festa assume um carácter ainda mais festivo porque vamos proceder à bênção da nova capela, uma vez que a anterior foi destruída por um ciclone há cerca de dois anos e desde então a comunidade celebrava a eucaristia dominical à sombra de uma árvore.

Nessa ocasião, o ciclone não destruiu apenas a capela, mas também muitas das casas dos habitantes e das suas culturas, deixando-os em grandes dificuldades. Refeitas as suas casas, e depois de começarem de novo a cultivar os campos, começaram pouco a pouco a reconstruir a sua capela.

Graças a Deus, ao longo das minhas visitas a esta Comunidade pude verificar a fidelidade, a perseverança, e a alegria com que celebravam a sua fé. Recordo que na primeira visita depois da passagem do ciclone um dos anciãos me disse: “Sr. Padre, a nossa igreja caiu, mas à nossa fé não “.

Amanhã partilharei com esses cristãos a alegria de verem a sua pequena igreja reconstruída pelas suas próprias mãos. Durante os últimos meses sacrificaram um dia da semana (quinta-feira) para os trabalhos na capela. A pesar da precariedade em que vivem, uniram-se e com muita generosidade e dedicação e conseguiram cumprir o seu objetivo. Que Deus seja louvado e abençoe esta Comunidade pela sua coragem e pelo seu testemunho de fé.

Um feliz dia das missões.

Pe. José Alcindo
Missionário em Madagáscar

plugins premium WordPress