Celebrar a vida e a missão, no aniversário da morte do Padre Dehon

O dia 12 de agosto é sempre especial para nós, Dehonianos, porque nele recordamos o momento em que o Senhor da Vida chamou para Si o Padre Leão Dehon, Fundador da nossa Congregação.

Os lugares de celebração foram vários como de costume: Madeira, Açores, Algarve, Aveiro. É sobretudo em Aveiro que a nossa Província se reúne, e sempre mais ou menos com o mesmo programa: um momento de reflexão – que desta vez, sendo Ano Missionário, foi sobre o Padre Dehon e as Missões, preparado pelo Padre Armando Baptista, Superior da Comunidade; romagem ao cemitério de Esgueira, com um breve momento de oração e a evocação sempre emotiva dos Confrades defuntos que pertenceram à nossa Província e que se encontram sepultados nesse cemitério ou noutros; celebração da Eucaristia, com renovação de votos dos nossos Confrades camaroneses Nigel Suilareng e Fabrise Pekwefah e a tomada de posse do Ecónomo Provincial, Padre José Camilo Neves, e do Ecónomo da Comunidade de Aveiro, Padre José de Andrade Braga; almoço e convívio.

Foram 36 os Confrades que marcaram presença neste momento de festa e de partilha. O dia marca formalmente a mudança de Comunidade ou de cargos trienais – Superiores e Ecónomos – e pedimos para todos as melhores bênçãos e graças do Coração de Jesus, na fidelidade ao carisma que herdámos do Padre Dehon. Obrigado a todos os que agora iniciam novas missões, obrigado aos que continuam a dedicar-se às missões que já lhes estavam confiadas. Um agradecimento especial à Comunidade de Aveiro, pelo excelente acolhimento fraterno.

P. José Agostinho Sousa, scj

 

plugins premium WordPress