Celebrar o 12 de agosto em Província

Como acontece todos os anos, todos os Confrades que tivessem disponibilidade para tal foram convidados a participar na celebração de mais um aniversário do falecimento do Padre Dehon. Como de costume, o local escolhido para a celebração das Comunidades do continente foi a Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro. 

Compareceram à chamada mais de três dezenas de Confrades e alguns convidados. As celebrações seguiram o programa previsto. Começámos por ouvir o Noviço Luís Mouta a apresentar-nos um trabalho que fez sobre a ideia de misericórdia no pensamento do Padre Dehon, no que foi bem apoiado pela sábia contribuição do Padre Rafael Costa.

A romagem ao cemitério que se seguiu foi, como sempre, um momento particularmente emotivo e grato, na evocação da memória daqueles que nos precederam na edificação da nossa Província.

A Concelebração Eucarística foi presidida por D. Alfredo Caires, nosso Confrade e bispo de Mananjary, Madagáscar. Concelebraram mais três bispos de Madagáscar, D. Manuel Quintas, dehoniano bispo do Algarve, e algumas dezenas de Confrades da Província. No decorrer da celebração deu-se a tomada de posse do Padre José Camilo, novo Ecónomo Provincial e do Padre Armando Baptista, novo Superior da Casa do Sagrado Coração de Jesus.

As celebrações festivas terminaram com um prolongado e animado almoço-convívio. Depois regressou cada um à sua Comunidade ou ao seu local de férias, alguns com necessidade de enfrentar as dificuldades dos incêndios que perturbavam especialmente as regiões do Norte e do Centro do país.

P. José Agostinho Sousa 

 

[FAG id=7656]

plugins premium WordPress