Centro de espiritualidade de Alfragide: peregrinação e retiro

O Centro de Espiritualidade de Alfragide encerrou as suas atividades, no ano pastoral de 2024-2025, com uma peregrinação à Rainha Santa Isabel, em Coimbra, e com o Retiro do Coração de Jesus para leigos, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

No sábado, dia 21 de junho, um grupo de 57 pessoas, liderado pelos Padres Paulo Coelho e Fernando Fonseca, rumou a Coimbra, para venerar a Rainha Santa Isabel, no IV centenário da sua canonização. O grupo teve oportunidade de subir à tribuna onde se encontra o corpo incorrupto de Santa Isabel de Portugal, ver a sua mão, rezar no templo e admirar a bela paisagem da cidade de Coimbra. Seguiu-se um percurso rumo ao Pátio das Escolas, onde os peregrinos puderam observar os edifícios clássicos da universidade bem como a modernas faculdades e a Sé Nova. Depois, sempre em autocarro, dirigiram-se para a o Seminário Maior, onde foi servido um apetitoso e farto almoço. A romagem prosseguiu para o Penedo da Saudade e, pelas 16 horas, foi celebrada a Eucaristia no convento de Santa Teresa, onde viveu e morreu a Irmã Lúcia de Jesus. Com mais uma volta pela Alta de Coimbra, os peregrinos iniciaram o regresso a Alfragide. Um dia agradável e muito apreciado pelos participantes.

No domingo, dia 22, o P. Fernando Fonseca, a partir da encíclica Dilexit nos e da experiência espiritual do Padre Dehon, orientou o retiro do Coração de Jesus para leigos, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. O retiro, com boa participação, decorreu no habitual ambiente de oração, meditação, adoração eucarística, sacramento da reconciliação, terminando com a celebração da Eucaristia pelas 17 horas.

Pe. Fernando Fonseca, SCJ