Centro Dehoniano: encontro de intercâmbio

No fim-de-semana de 01 a 03 de Novembro vivemos uma experiência nova no Centro Dehoniano: Tratou-se de uns dias de encontro entre os postulantes António e Filipe, os pré-postulantes Pedro e Vítor e os candidatos ao Centro Dehoniano Daniel e Rui, seminaristas do 12º ano do Colégio Missionário e do Seminário Missionário Padre Dehon (SMPD).

O objetivo deste encontro era dar-lhes a conhecer o que é o Postulantado, partilhando com eles as nossas vivências comunitárias, e dar-lhes a conhecer a nossa rotina quotidiana e a nossa casa.

Na Sexta-feira deslocámo-nos até ao SMPD para uma partida de futebol, onde tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos seminaristas. Após o jantar, fomos conhecer o Porto, fazendo o percurso da marginal, acompanhados pelos formadores onde podemos contemplar a beleza desta cidade sempre Invicta. No fim do dia voltámos ao Centro Dehoniano para um momento de convívio acompanhado pelo chá.

No Sábado, para que usufruíssemos do dia, acordámos bem cedo para um momento de oração às 8h30, seguindo-se o pequeno-almoço. Apesar do mau tempo aproveitámos a manhã para conhecer a Sé do Porto com o seu claustro e o seu tesouro. Infelizmente, como o tempo era escasso, não pudemos visitar muito mais pois tivemos de voltar a casa para preparar o almoço, mas não sem antes passar a ponte D. Luís para apreciar do alto o Porto e Gaia.

Para tratar bem os seminaristas do 12º ano os postulantes e pré-postulantes prepararam cuidadosamente para o almoço umas francesinhas que provocaram o delírio geral.

Da parte da tarde demos a conhecer aos seminaristas a Paróquia da Boavista e participámos na missa celebrada pelo Pe. Gouveia. Já de regresso ao Centro Dehoniano, tivemos um momento de formação com o Pe. João Nélio sobre a Província e sobre a missão da nossa casa. Após o jantar o Daniel e o Pe. Roberto Viana tiveram de regressar à Madeira. No fim do dia tivemos um momento cinematográfico seguindo-se uma partilha pessoal e debate sobre o filme que tínhamos acabado de ver.

Já no fim deste encontro, no domingo de manha deslocámo-nos até a Paróquia da Boavista para a missa dominical da catequese presidida pelo Pe. Feliciano. O nosso encontro acabou com a partilha das iguarias preparadas pelos cozinheiros da casa, onde pela partilha do alimento e pelo convívio fizemos as despedidas ao Rui e ao Pe. Domingos que apareceu para ainda sentir os aromas da sobremesa.

Ao terminar o encontro sentimo-nos felizes por termos partilhado com estes dois seminaristas mais novos um pouco daquilo que fazemos, um pouco de nós mesmos e da nossa vontade de seguir Jesus.

 

Pedro Cunha

plugins premium WordPress