Coimbra: Celebração do Dia da Província

Os religiosos dehonianos vindos do Porto, Aveiro, Lisboa e Algarve juntaram-se, em grande número, no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, para assinalar o “Dia da Província”. A razão principal da escolha desta casa para acolhimento do evento, para além da sua centralidade geográfica, prende-se com o facto de estarmos a celebrar 60 anos de presença Dehoniana na diocese de Coimbra. As festividades estiveram assim organizadas:

Pelas 11h30 teve início a eucaristia na festa litúrgica de S. João Evangelista, presidida por D. António Braga, bispo de Angra (Açores), a celebrar as Bodas de Ouro de Vida Religiosa.

Ao almoço foi servida a tradicional chanfana conimbricense.

Pelas 14h30 tivemos uma sessão comemorativa no Salão de Festas do Instituto Missionário, onde o Pe. João Chaves recordou alguns do marcos mais importantes dos 60 anos da presença Dehoniana na diocese de Coimbra, indagando em documentos antigos, tais como as crónicas da casa, actas dos conselhos de família e fotos antigas, para gaudio dos presentes. Recorde-se que, até há bem pouco tempo, o Instituto Missionário foi o Seminário Médio da Província e muitos dos presentes passaram nesta casa anos importantes do seu percurso formativo.

Passou-se de seguida fez-se a devida homenagem aos jubilados da Província, presidida pelo Superior Provincial, Pe. Zeferino Policarpo.

Pelas 15h30 demos início ao tradicional jogo do loto, pretexto para uma tarde agradável de convívio entre todos.

No fim da tarde concentramo-nos na capela para a recitação da oração de vésperas, presididas por D. Manuel Quintas, bispo do Algarve.

Humberto Martins, scj

plugins premium WordPress