Print Friendly, PDF & Email

No passado dia 18 de Março, o quarto Domingo da Quaresma, no Instituto Missionário do Sagrado Coração em Coimbra, teve lugar um retiro aberto às comunidades vizinhas, retiro este subordinado ao tema da fé. O grande grupo foi subdividido em adultos e jovens e regido por duas dinâmicas adequadas ao público-alvo. Por volta das 9h20 começámos a receber os participantes e a dirigi-los para as respectivas salas. Os jovens eram cerca de 30, os adultos cerca de 45.

O retiro dos jovens teve por base os números 21 a 24 do Youcat e começou com a apresentação de cada um e a oração da manhã. De seguida, através duma reflexão sobre a possibilidade de crer, com diversas dinâmicas, individuais e de grupo, tinha-se como objetivo ajudar os jovens a sentirem a necessidade de passar duma fé de tipo sociológico a uma outra que nasce duma experiência que toca todas as dimensões da vida. O retiro foi orientado na quase exclusividade pelos seminaristas do Instituto Missionário. Depois do almoço partilhado, os jovens foram convidados a realizar um workshop vocacional. Neste puderam fazer uma experiência de revisão da sua história de vida no confronto com o Deus que chama.

O retiro dos adultos, orientado pelo Pe. Adelino, desenvolveu em três partes o tema que nos faz pensar acerca das questões danossa fé: O que é a Fé?; Deus é Amor; quais as razões da minha fé?. Em todas estas reflexões foram propostas diversas dinâmicas. No entanto foi dada prioridade à reflexão individual para um encontro pessoal com Deus.

Depois do almoço e ao mesmo tempo que se iam realizando as restantes dinâmicas celebrou-se o sacramento da reconciliação com a presença dos sacerdotes da comunidade e de alguns das paróquias vizinhas.

Terminamos o retiro com a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Adelino e um coro que relembrou outros tempos!

 

Adelino Ferreira, scj