Coimbra: retiro para leigos

No passado dia 3 de Abril, a comunidade dehoniana de Coimbra recebeu um grupo de leigos simpatizantes da nossa Congregação, muitos deles oriundos das paróquias onde os nossos sacerdotes prestam serviço. Compareceram cerca de 80 pessoas.

O dia iniciou-se com o acolhimento dos participantes, por volta das 9h00, dirigindo-os para a capela para dar início esta actividade com a oração da manhã presidida pelo superior da comunidade, Pe. Humberto Martins.

O tema do retiro foi “Devemos actuar enquanto é dia”, uma frase retirada do Evangelho de S. João, que procurou alertar os participantes para a necessidade que o cristão tem de intervir e de estar atento ao mundo em que vivemos.

Para o retiro formaram-se dois grupos: um com participantes mais jovens, e outro formado por cristãos mais adultos. A temática foi a mesma para ambos, embora, abordada de forma diferente. O retiro contou também com a participação do Pe. Pedro, sacerdote diocesano, do Secretariado das Vocações, que orientou o retiro para os jovens. O Pe. Humberto orientou o retiro para os adultos.

A meio da jornada houve o habitual tempo para o almoço, o café e também para o descanso e a partilha. Ao início da tarde reunimo-nos novamente na capela para a celebração penitencial seguida do sacramento da reconciliação.

Depois de reconciliados com Deus e com os irmãos, e com o espírito renovado, passámos ao ponto alto do dia, a celebração da eucaristia. No final foi entregue uma pequena lembrança a cada participante

Saciado o espírito, dirigimo-nos, de seguida para o pavilhão a fim de reconfortarmos também o corpo com um pequeno lanche.

E assim terminámos o nosso dia com muita alegria e incentivados a actuarmos na nossa sociedade como “profetas do amor e servidores dareconciliação”, contribuindo assim para a edificação do reino de Deus.

 

Ricardo Pinto (seminarista)

plugins premium WordPress